Prêmio FIBE que destaca produções acadêmicas sobre Brasil e Portugal segue com inscrições abertas
Seguem abertas as inscrições para o Prêmio FIBE, que destaca as melhores produções acadêmicas sobre o Brasil e a Europa. O prazo de inscrição, que é gratuita vai até 30 de setembro. Uma das novidades deste ano é a distinção especial para trabalho sobre imigração em Portugal, em parceria com o DN Brasil e o Fórum de Integração Brasil - Europa (FIBE).
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 15 de novembro. Ao longo deste período, o FIBE e o DN Brasil, juntamente com os demais parceiros, vão realizar iniciativas para ampliar o alcance da premiação. Esta é a terceira edição da iniciativa.
As vencedoras e vencedores da premiação receberão um total de 6 mil euros em premiações a dissertações de mestrado e teses de doutorado. As áreas são Administração Pública, Ciência Política, Direito e Economia. É preciso que os trabalhos abordem temas que promovam a integração cultural, econômica, social, ligações históricas, políticas e jurídicas entre Brasil e Europa, especialmente com Portugal, além dos demais países lusófonos.
O candidato não precisa ter defendido a dissertação ou a tese para apresentação de candidatura. Porém, o trabalho já deverá ter sido defendido e aprovado até a data do resultado.
Os aspectos analisados são a relevância do tema, carácter inovador, produção de conhecimento que possa ser adotado pelo FIBE, qualidade técnica e de redação do estudo. O júri que fará a escolha é composto por acadêmicos de várias áreas que atuam em instituições de ensino brasileiras e portuguesas. O regulamento completo pode ser conferido aqui.
amanda.lima@dn.pt