Evento de lançamento.
Evento de lançamento.Paulo Spranger

Prêmio FIBE com distinção especial para imigração está lançado

Premiação promovida pelo Fórum de Integração Brasil-Europa (FIBE) tem como um dos parceiros o DN Brasil, que sugeriu uma distinção aos trabalhos acadêmicos sobre imigração.
Publicado a

Está lançada a terceira edição do Prêmio FIBE, destinado a destacar trabalhos acadêmicos sobre integração entre o Brasil e a Europa. A premiação deste ano conta com uma novidade: terá uma distinção especial para trabalhos que tenham como tema a imigração em Portugal, em especial da comunidade brasileira. O DN Brasil sugeriu o tema e é parceiro da iniciativa.

No evento de lançamento, realizado nesta manhã (28) foi destacada a importância da temática no contexto de Portugal e internacional e como uma ferramenta de integração. A Embaixada do Brasil em Portugal é outro parceiro da iniciativa, saudada pelo embaixador Raimundo Carreiro, presente no ato.

Para Vitalino Canas, presidente do FIBE e professor universitário, o tema da imigração é uma forma importante de integração entre a comunidade brasileira, a maior de nacionalidade estrangeira em Portugal.

As inscrições dos trabalhos estão abertas até o dia 30 de setembro, com divulgação dos resultados no dia 15 de novembro. Ao longo deste período, o FIBE e o DN Brasil, juntamente com os demais parceiros, vão realizar iniciativas para ampliar o alcance da premiação.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

As vencedoras e vencedores da premiação receberão um total de 6 mil euros em premiações a dissertações de mestrado e teses de doutorado. As áreas são Administração Pública, Ciência Política, Direito e Economia. É preciso que os trabalhos abordem temas que promovam a integração cultural, econômica, social, ligações históricas, políticas e jurídicas entre Brasil e Europa, especialmente com Portugal, além dos demais países lusófonos. O regulamento completo pode ser conferido aqui.

Mulheres como estrelas da edição anterior

As mulheres foram as grandes estrelas do 2º Prémio FIBE. Dez das 12 dissertações e teses premiadas na edição 2024 da distinção do FIBE foram assinadas por pesquisadoras brasileiras e europeias. Foram premiadas dissertações e teses tais como Requisitos jurídicos e boas práticas no comércio eletrônicoRegulação da IA e dark patterns nas redes sociaisRestrições de liberdades fundamentais dos empregados nas organizações de tendênciaSegurança jurídica nas trocas automáticas de informações fiscais entre jurisdições. O resultado foi apresentado online durante o Fórum Impactos Econômicos e Sociais dos Litígios de Massa, realizado pelo FIBE no CCB, em Lisboa.  

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Diário de Notícias
www.dn.pt