Sessão Duetos especial vai marcar abertura da exposição "Água Pantanal Fogo"
A abertura da exposição "Água Pantanal Fogo" terá uma edição especial do Duetos em Lisboa. A conversa, promovida pelo Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), terá a participação do artista visual português Bordaloii e os fotodocumentaristas brasileiros Lalo de Almeida e Luciano Candisan, com moderação da jornalista Rita Marrafa de Carvalho. A transmissão será ao vivo, pelo Youtube do FIBE, a partir das 17:00.
O Duetos - edição especial Pantanal - vai debater a integração entre as diversas expressões artísticas e o artivismo. Os participantes vão trocar pensamentos e experiências sobre a ideologia que move as suas expressões artísticas.
A sessão, marcada para o dia 16 de abril, vai marcar o início da exposição em Lisboa. A mostra terá 80 imagens dos fotodocumentaristas brasileiros Lalo de Almeida e Luciano Candisani. A exibição seguirá até o dia 6 de julho no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
Também faz parte da chegada da exposição a Lisboa o "Cine Tuiuiú: cinema do Pantanal, o nosso tempo". com exibição de filmes documentais na Casa do Comum, a partir do dia 17 de abril. A exposição "Água Pantanal", com curadoria de Eder Chiodetto, traz imagens inspiradas por contrapontos extremos no Brasil: a fauna e a flora do bioma e os incêndios alastrados na região entre 2020 e 2024. A mostra é realizada pela iniciativa Documenta Pantanal – com apoio do BTG, Itaú, Rodobens, CSN e Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) e RTP.
amanda.lima@dn.pt