Cantora brasileira se prepara para nova série de shows a partir do dia 7 de maio.
Cantora brasileira se prepara para nova série de shows a partir do dia 7 de maio.Divulgação

Tainá une Brasil e Portugal em turnê do álbum 'Âmbar'

Há oito anos em Lisboa, cantora brasileira prepara apresentações do seu novo disco com "uma linguagem mais Brasil", de acordo com a artista.
Publicado a

Aos 27 anos e com oito de Portugal no currículo, a cantora e compositora Tainá se prepara para levar seu mais recente álbum Âmbar a seis cidades portuguesas nos próximos meses. A turnê especial começa no Porto, mais precisamente no Auditório CCOP, no dia 7 de maio, e inclui formato inédito: antes de cada show, será exibido um documentário homônimo com o making of do disco, dirigido por Nuno Dias.

"Os próximos shows serão na verdade cine-concertos e esse documentário mostra um pouco sobre o disco, mas também sobre essas raízes do Brasil e do que eu vivi aqui em Portugal nesses oito anos: como foi o encontro com outros artistas e o próprio encontro com a minha musicalidade, aqui em Portugal. Acredito que serão apresentações bem emocionais", conta a cantora em entrevista ao DN Brasil.

Tainá trocou São Paulo por Lisboa em 2017, mas a relação com a terrinha já vinha de outros carnavais. Desde cedo, em casa, a cantora ouvia músicas portuguesas, um hábito de seu padrasto, luso que morava no Brasil. "Na minha casa sempre tocou Fado. Naquela época eram os DVDs, lembro até hoje que o meu padrasto colocava músicas da Amália Rodrigues, do Rui Veloso, do Jorge Palma. Eu gostava muito musicalmente, embora não entendesse muito bem as letras e algumas palavras diferentes", recorda.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Hoje em dia, a música portuguesa é mais do que familiar para a cantora, que passou a ter contato com artistas portugueses ao chegar em Portugal após uma decisão de sua família de se mudar para a terrinha. "Quando cheguei aqui conheci esses artistas mais novos que gosto muito, como o António Zambujo, o Thiago Nacarato, a Joana Alegre. Por mais que sejam artistas de música portuguesa, a nossa escola é sempre a Bossa Nova ou Jazz, é algo que eles consomem muito, então também encontrei minha música através destes artistas", explica Tainá.

Segundo a brasileira, a mistura e a boa relação que construiu com artistas locais na terrinha fez com que ela conquistasse parte do público português. Já com o lançamento de Âmbar, buscando mais das raízes brasileiras, ela acredita que o próximo passo é fazer seu nome chegar cada vez mais no seu país natal.

"No primeiro disco, não sei se foi porque eu lancei aqui, porque o produtor era português, mas diria que 70% do meu público era português, pouquíssimos brasileiros. Agora com esse segundo disco, como foi produzido pelo Marcelo Camelo, que tem uma linguagem mais Brasil, traz essa raiz mais da Bossa Nova, o disco chegou muito no Brasil, algo que me deixou muito feliz também e que é um objetivo", conta a brasileira que lançou o álbum Âmbar no final de 2024.

Após o show no Porto no dia 7, a turnê do novo disco já tem mais duas datas confirmadas em maio: ela sobe ao palco do Salão Brazil, em Coimbra no dia 8 e se apresenta no festival Soam as Guitarras, em Carnaxide, no dia 9. No final de junho, será a vez de performance no Bliss Fest de Sesimbra no dia 27, enquanto em julho a artista faz show na Figueira da Foz no dia 12. Há ainda uma apresentação confirmada para o dia 2 de outubro, no Quintas de Leitura, no Porto.

Com uma carreira em ascensão na Europa, onde já circulou por diversos festivais de Portugal, Alemanha e Espanha, Tainá valoriza o trajeto que construiu por aqui até agora, sem mais uma vez deixar claro que, entre seus sonhos, está também fazer seu nome onde se apaixonou pela música. "Grande parte da minha família mora no Brasil, portanto estou torcendo muito e fazendo contatos para tentar fazer um show ou até uma turnê por lá, seria muito especial", diz.

"A maioria das músicas do novo disco eu compus no Brasil, numa visita em que percebi o quanto precisava do colo da minha avó, da comida da avó, de estar em família. Quando se passa muito tempo fora, esquece-se a importância disso. Revisitar nossas raízes é essencial - é delas que vem as canções e as inspirações mais lindas", conclui.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Cantora brasileira se prepara para nova série de shows a partir do dia 7 de maio.
Leo Middea: "Lisboa é uma cidade que me gerou frutos inexplicáveis"
Cantora brasileira se prepara para nova série de shows a partir do dia 7 de maio.
Brasileiro Japa System: "Portugal projeta a minha arte para o resto do mundo"
Diário de Notícias
www.dn.pt