Ranking das escolas: quanto custa estudar nos melhores colégios privados de Portugal?
Escolas privadas em Portugal estão no topo da lista dos melhores estabelecimentos de ensino do país, de acordo com a análise dos dados dos exames nacionais de 2024 feita pela agência Lusa. As instituições são a opção de muitos pais estrangeiros, como os brasileiros, para os filhos.
O ranking da agência Lusa analisa 525 escolas, públicas e particulares. Os exames nacionais são provas realizadas ao final de um ciclo de estudos. No caso dos estudantes do Ensino Secundário, que equivale ao Ensino Médio do Brasil, são provas que também podem ser utilizadas para a entrada na universidade, sendo semelhantes ao ENEM. As notas dos exames nacionais também servem para elaboração de vários tipos de rankings das escolas, nos quais quem tem as maiores médias fica no topo.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Para quem está chegando a Portugal, ou para quem já planeja a mudança para o país, a lista das melhores escolas acaba sendo atrativa e se torna um fator a mais a ter em conta para a organização financeira da família.
Mas quanto custa estudar nas melhores?
Na comparação com valores de escolas particulares no Brasil, uma conversão simples da moeda mostra que os valores das mensalidades dos estabelecimentos brasileiros saem bem mais altos. De acordo com o levantamento anual da Forbes, a escola mais cara do país, Avenues, em São Paulo, tem uma mensalidade no valor de 15.182 reais para o Ensino Fundamental 1, 2.364 euros na cotação atual do Banco de Portugal.
Segundo o ranking atual, o Grande Colégio Universal, no Porto, é a escola com melhor média nacional. A mensalidade para o 1º ciclo do Ensino Básico, que vai do 1º ao 4º ano do que no Brasil é o Ensino Fundamental, custa 378 euros. Já a mensalidade do Ensino Secundário, equivalente ao Ensino Médio brasileiro, custa 450 euros.
Em segundo lugar está o Colégio Nossa Senhora do Rosário, também no Porto, onde a mensalidade do 1º ciclo custa 588 euros e a do Ensino Secundário custa 627 euros. Na terceira posição, o Colégio Efanor, outra instituição no Porto, tem mensalidades de 626 euros para o 1º ciclo e 654 euros para o secundário.
Como exemplo, se os dois pais de uma família recebem, cada um, o salário mínimo em Portugal, de 870 euros, o custo de ter um filho nestas escolas é de:
- 21,7% de todo o rendimento mensal para um filho no 1º ciclo do Grande Colégio Universal ou de 25,8% caso seja no secundário.
- 33,7% do rendimento da família pelo filho no 1º ciclo do Colégio Nossa Senhora do Rosário ou de 36% no secundário.
- 36% do orçamento por um filho no 1º ciclo do Colégio Efanor ou 37,5% caso seja no secundário.