Premiado em Veneza, artista visual brasileiro inaugura nova exposição em Lisboa nesta quarta-feira
O artista visual brasileiro Henrique Netto inaugura nesta quarta-feira (2) a exposição Eletropolvo #13, no Espaço Santa Catarina, em Lisboa. A mostra, que estará aberta ao público até 16 de abril, apresenta obras do projeto desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos, onde o artista explora os impactos da digitalização na vida humana e no planeta. A inauguração está prevista para às 17h.
O projeto Eletropolvo teve início em 2021, três anos depois da mudança do paulistano para Lisboa, em 2018. Desde então, Netto tem ganhado reconhecimento tanto em Portugal, quanto no cenário internacional, com participações em exposições coletivas em Nova York, Buenos Aires e Veneza. Foi na Itália, aliás, que ele recebeu a sua mais recente distinção, o prêmio Sustentabilidade e Arte | Contarina e Aiku, no 18º Prêmio Arte Laguna, realizado no Arsenale Nord, em novembro de 2024.
Na premiada série, Netto utiliza resíduos eletrônicos e materiais diversos para discutir temas como poluição digital, isolamento, ansiedade, fake news e outras transformações geradas pela tecnologia nas últimas décadas. Além da atual mostra em Lisboa, o artista já tem previstas novas exposições coletivas não só em Portugal, mas também em países como Polônia, Itália e Espanha ao longo de 2025.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Percurso
Criado em meio a artistas, Netto morou em diferentes cidades do Brasil, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Belém (PA), nas quais passou por diferentes áreas de estudo e trabalho antes de se firmar no audiovisual. Ele ainda teve uma temporada na Ásia - passou por Myanmar, Tailândia e Vietnã - e atuou por anos no cinema e na publicidade no Brasil antes da mudança para Portugal e para as artes visuais. Sua vertente de edição e produção pode ser vista em alguns dos vídeos sobre o Eletropolvo.
Já na terrinha, iniciou seu percurso na área da comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), mas rapidamente entendeu que o seu lugar era no mundo das artes. Netto então trocou a Cidade Universitária pelo Bairro Alto, onde frequentou a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e obteve sua formação em 2023.
No ano passado, ele concedeu entrevista ao DN Brasil, na qual comentou os desafios e oportunidades de ser artista em Portugal. À época, Netto ressaltou a importância de ter Lisboa como base para expandir seu trabalho pela Europa. Por outro lado, destacou as dificuldades de se inserir no contexto artístico do país, onde identifica três circuitos distintos - institucional, comercial e associativo -, cada um com suas próprias complexidades.
A inauguração de Eletropolvo #13 nesta quarta-feira acontece das 17h às 21h. Nos demais dias, a visitação será das 14h às 20h, com exceção dos finais de semana e feriados. A entrada é gratuita.
Exposição Eletropolvo #13, de Henrique Netto
Onde? Espaço Santa Catarina (Largo Dr. António de Sousa Macedo 7, 1200-123 Lisboa)
Quando? 02/04/2025 – 16/04/2025 (Inauguração das 17h às 21h; demais dias, das 14h às 20h. Encerra aos finais de semanas e feriados)
Preço: entrada gratuita
nuno.tibirica@dn.pt