Brasileiros e portugueses se unem em nova associação cultural com programação gratuita em Lisboa
A cena cultural de Lisboa terá um novo espaço de expressão artística com o lançamento da Associação Fala Orgânica, coletivo formado por artistas brasileiros e portugueses com foco na palavra poética, na arte independente e na diversidade da produção em línguas portuguesas.
O evento de estreia ocorre no dia 12 de abril de 2025, às 17:30, na Biblioteca de Alcântara, com uma programação gratuita que inclui performances teatrais, poesia falada, música ao vivo e o tradicional slam de poesia Todo Mundo Slam, em homenagem à Revolução dos Cravos.
A entidade surge como uma plataforma de experimentação e intercâmbio artístico, ampliando o acesso à arte e promovendo o encontro entre criadores e público. A direção artística está a cargo de Lucas França e Maria Giulia Pinheiro, que há anos desenvolvem projetos em Lisboa conectando teatro, poesia e performance.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
O evento de estreia trará apresentações de Anna Zêpa, Gonçalo Antunes, Hugo Vasconcelos, Karen David - que já teve sua história contada no DN Brasil -, Lucas França, Maria Giulia Pinheiro e Marina Campanatti. As performances vão dialogar com a cena artística contemporânea e a memória do 25 de Abril, revolução que marcou o fim da ditadura em Portugal.
A Fala Orgânica já tem uma programação extensa confirmada para 2025, incluindo eventos de poesia falada, performances teatrais e festivais literários em Lisboa. Entre os destaques estão o Todo Mundo Slam, competição de poesia falada realizada mensalmente na Biblioteca de Alcântara, e o Slam no CAM, evento bimestral no Centro de Arte Moderna Gulbenkian, onde poetas são desafiados a criar versos inspirados em obras expostas no museu.
Outros eventos especiais incluem a Ciranda - Mulheres de Línguas, na Casa Fernando Pessoa, que homenageia escritoras de línguas portuguesas, e o espetáculo teatral Viemos Roubar Vossos Maridos, que aborda temas como machismo, xenofobia e racismo a partir da história das mulheres brasileiras em Bragança.
De acordo com os idealizadores do projeto, a Fala Orgânica propõe um olhar decolonial sobre a produção cultural em português, valorizando a diversidade das experiências e perspectivas dos artistas. “Interessa-nos criar pontes e contestar a ideia de uma única lusofonia homogênea”, afirmam os diretores Lucas França e Maria Giulia Pinheiro.
Com um calendário cultural dinâmico e acessível, a nova associação promete se tornar um ponto de encontro para artistas e público tanto do Brasil quanto de Portugal, celebrando a potência da nossa língua.
Programação do lançamento da Associação FALA Orgânica
Quando? 12 de abril de 2025
Onde? Biblioteca de Alcântara - R. José Dias Coelho 27-29, Lisboa
Preço: Entrada gratuita
Horários:
17h30 – Recepção do público e DJ Set
18h00 – Performance teatral e lançamento do livro Da Perda à Pedra a Queda é Livre, de Anna Zêpa
19h00 – Concerto Canções de Abril, com Hugo Vasconcelos
19h30 – Cerimônia oficial de lançamento da Associação FALA Orgânica
20h00 – 1ª edição do Todo Mundo Slam 2025 - Slam dos Cravos
21h00 – Performance teatral e lançamento do livro Tinha Perigo na Curva do Seu Sorriso, de Karen David
21h30 – Final do Todo Mundo Slam - Slam dos Cravos
nuno.tibirica@dn.pt