Mimo: festival brasileiro no norte de Portugal anuncia atrações
O festival brasileiro MIMO, em Amarante, anunciou nesta terça-feira (15) as atrações da edição deste ano. O evento terá nomes como Ana Moura, Chief Adjuah formerly Christian Scott, José James, Aja Monet, Sona Jobarteh, Roberto Fonseca, de Daddy G (Massive Attack), Juliana Linhares, Mocofaia, Natascha Falcão e toda de samba com o grupo carioca Casuariana, entre outros. No total, são artistas de 13 países.
O Mimo 2025 será entre os dias 18 a 20 de julho, com entrada gratuita. Ao todo, estão já marcados mais de 60 eventos do festival. Esta é a sexta edição da festa, que tem como premissa levar a diversidade cultural de forma gratuita aos participantes, que chegam de diversos países.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
De acordo com Lu Araújo, a brasileira fundadora e diretora do festival, a iniciativa é um "ato de resistência" hoje em dia. “Realizar um festival gratuito com essa dimensão nos dias de hoje é um verdadeiro ato de resistência e compromisso com a cultura. Acreditamos na arte como ferramenta de transformação social — e é isso que nos impulsiona a seguir em frente, com o mesmo entusiasmo de sempre, destaca.
Além dos shows, a programação inclui palestras, workshops, oficinas, cortejos, atividades para o bem-estar, atividades para as crianças e roteiros culturais. Um dos diferenciais do Mimo é que o festival ocupa toda a cidade, não somente os palcos, como ruas, parques, igrejas e praias fluviais e recantos da cidade, "num verdadeiro mergulho sensorial e comunitário".
Para Jorge Ricardo, presidente da Câmara Municipal de Amarante, "além da dimensão cultural, o festival contribui para a valorização turística e social de Amarante, trazendo à cidade visitantes de diferentes origens e proporcionando novas dinâmicas económicas e culturais”. O festival conta com patrocínio e apoio das autoridades municipais.
Em 2024, a festa reuniu 70 mil pessoas em Amarante. O cartaz completo deste ano pode ser conferido aqui.
amanda.lima@dn.pt