Entrada da Ponte 25 de Abril, em Lisboa. Em Portugal, pedágios são chamados de protagens.
Entrada da Ponte 25 de Abril, em Lisboa. Em Portugal, pedágios são chamados de protagens.Gonçalo Villaverde/Arquivo Global Imagens

Leis de trânsito em Portugal: o que brasileiros precisam saber antes de dirigir

Faixa da esquerda, cadeirinha obrigatória, pedágios eletrônicos e fiscalização por câmeras estão entre os pontos que mais confundem motoristas recém-chegados.
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O DN Brasil já te contou como funciona a validação da CNH brasileira em Portugal - e agora chegou a vez de entender como funcionam, na prática, as regras de trânsito no país. Em mais um Guia do Imigrante, mostramos o que é preciso saber antes de assumir o volante em terras portuguesas. Confira!

Ultrapassagem pela esquerda e fiscalização discreta

Nas autoestradas, a faixa da esquerda deve ficar livre - é exclusiva para ultrapassagens. Circular por ela sem necessidade pode render multa, assim como ultrapassar pela direita, que também é proibido. A infração pode custar até 1.250 euros. A fiscalização é feita por radares, câmeras e viaturas descaracterizadas, já que não há postos de polícia rodoviária como no Brasil.

Limite de álcool e uso do celular

Os limites de velocidade variam de 50 km/h em zonas urbanas a 120 km/h nas estradas. A condução sob efeito de álcool também é severamente punida: o limite é de 0,5 g/l de sangue, e ultrapassá-lo pode resultar em multa entre 250 e 2.500 euros - mesmo em zonas de turismo vínico. O uso do celular ao volante, sem sistema de mãos livres, é terminantemente proibido.

Documentos obrigatórios e seguro

Para dirigir em Portugal, o seguro automóvel é obrigatório. Ele deve ser contratado com seguradoras privadas, que enviam um selo para ser afixado no para-brisas. Também é obrigatório portar a carta de condução, um documento de identificação válido e o comprovativo do seguro. A ausência de qualquer um desses documentos pode gerar coimas entre 30 e 150 euros.

O que fazer em caso de acidente

No caso de acidentes, o motorista deve vestir imediatamente o colete refletor - item obrigatório que deve estar no interior do carro - e sinalizar a via com o triângulo. Em ocorrências sem feridos, é comum o preenchimento da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), entregue às seguradoras. Caso não haja acordo entre as partes, a polícia trm que ser acionada.

Maria João Gala / Global Imagens

Transporte de crianças e lixo pela janela

Crianças com menos de 12 anos ou que tenham menos de 1,35 m devem ser transportadas em cadeirinhas adequadas ao peso e à idade. É proibido transportar crianças com menos de 3 anos em carros cujo banco traseiro não tenha cinto de segurança. Jogar lixo pela janela do veículo - inclusive bituca (chamada de beata por aqui) de cigarro - também é infração e pode gerar multa de até 300 euros.

Pedágios eletrônicos e Via Verde

Os pedágios (portagens) funcionam de duas formas: manuais, pagos na hora com dinheiro ou cartão, ou eletrônicos (as chamadas scuts), em que a cobrança é feita automaticamente pela leitura da matrícula. O pagamento deve ser feito em até 72 horas, presencialmente nas lojas PayShop ou pelo site dos corrreios (CTT). Quem preferir pode instalar o dispositivo Via Verde, que debita os valores diretamente da conta bancária e evita esquecimentos e coimas.

Estacionar em curvas e respeito à faixa de pedestre

Embora as estradas estradas em Portugal sejam acima da média se comparadas ao Brasil (bem sinalizadas, conservadas e sem buracos ou lombadas), a prática cotidiana traz particularidades: não é raro ver carros estacionados em locais indevidos, como esquinas ou curvas, ainda mais em cidades maiores.

Faixa de pedestre é coisa séria na terrinha.
Faixa de pedestre é coisa séria na terrinha.José Carmo / Global Imagens

Em contrapartida, o respeito à faixa de pedestres - aqui chamada de passadeira - é regra sagrada: os motoristas param mesmo antes da travessia começar, e o desrespeito pode ser duramente punido. Cenário praticamente impensável no Brasil, especialmente nas cidades grandes.

Abastecimento 'self-service'

Outra diferença está nos postos de combustível, onde o abastecimento costuma ser feito pelo próprio motorista, no sistema self-service (a profissão de frentistas não existe em Portugal). Se não tem a manha, vale entrar na loja do posto para perguntar como fazer o abastecimento.

Em Portugal, o próprio cliente tem que abastecer o carro.
Em Portugal, o próprio cliente tem que abastecer o carro.José Carmo / Global Imagens

nuno.tibirica@dn.pt

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