Governo confirma que regime de transição das manifestações de interesse será aplicado
Nesta semana, completam dois meses desde que foi publicado no Diário da República (DRE) o regime de transição das manifestações de interesse. No entanto, a medida ainda não está em vigor na prática. Imigrantes inscritos na Segurança Social e com contribuição ativa antes de 3 de junho aguardam pela possiblidade de pedir um título de residência.
Segundo o secretário Rui Armindo Freitas, o andamento será realizado pela estrutura de missão - ao terminar os atuais processos. A informada foi em entrevista ao Observador e confirmada pelo DN Brasil.
Freitas já adiantou que os imigrantes que se enquadram nesta situação serão atendidos no mutirão da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA). "A situação é extraordinariamente simples, vai exigir apenas a consulta na inscrição e do desconto na Segurança Social à data 3 de junho", disse o secretário de Estado.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Porém, ainda não foi divulgado como os estrangeiros serão convocados para o agendamento, uma vez que o site das antigas manifestações de interesse está fora do ar. Para os processos antigos, enviados antes de 3 de junho, a convocação é realizada por e-mail, com horário confirmado após o pagamento da taxa.
O DN Brasil também sabe que a estrutura de missão, que vai até o início do verão, será a responsável por tramitar as alterações do título da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O projeto já foi aprovado pelo Parlamento, sendo necessária a sanção presidencial e a regulamentação, isto é, colocar em prática. Ainda não há uma data definida para que isso aconteça.
amanda.lima@dn.pt
O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.