Grupo de música brasileira marca presença na abertura da Capital Portuguesa da Cultura 2025
Neste sábado (25), Braga assume oficialmente o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 com um programa de abertura repleto de atividades dos mais diferentes formatos artísticos. Entre os destaques do evento está a apresentação do Batalá Braga, grupo de samba reggae formado por portugueses e brasileiros, que integra o espetáculo multidisciplinar "Abre a tua Porta".
A apresentação de abertura é comandada pela atriz portuguesa Margarida Vila-Nova e tem a curadoria de John Romão. Serão diversas as instituições e coletivos da cidade que integrarão a performance com música, dança e poesia, entre elas com grupos folclóricos, outro de breakdance, os Bomboémia, a Equipa Espiral, o Coro Bonfim e claro, o Batalá Braga. A apresentação se encerra com shows de artistas reconhecidos como Mariza, Iolanda e Dino D’Santiago e um espetáculo de drones, às 21h.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Parte do movimento mundial de percussão afro-brasileira conhecido como Batalá Mundo, o Batalá Braga une a batida do samba reggae às tradições culturais brasileiras naquela cidade que é reconhecida justamente pela forte presença da comunidade brasileira. Não à toa, o apelido do município nortenho ficou conhecido como “Braguil” nos últimos anos.
O título de Capital Portuguesa da Cultura, retomado em 2022 pelo Ministério da Cultura, tem como objetivo destacar a riqueza cultural das cidades portuguesas. Braga sucede Aveiro, que recebeu o título no ano passado, e abre as celebrações de 2025 com um programa inaugural que antecipa as iniciativas culturais que serão apresentadas ao longo do ano. A programação completa da cidade pode ser encontrada neste link.
nuno.tibirica@dn.pt
*O título do texto foi alterado às 13h50.