Porto: Back to Bahia abre festejos de Carnaval no dia de Iemanjá
Para uma festa que celebra a cultura baiana, o dia da primeira edição do Back to Bahia no ano não poderia ser outro que não o 2 de fevereiro. É no dia de Iemanjá, a Rainha do Mar tão celebrada na Bahia, que a festa liderada pela produtora e cantora brasileira Adriana Ramalho, dá o pontapé inicial do Carnaval 2025 no Porto.
A celebração, reconhecida como o "Primeiro festival de cultura baiana do Porto" e que já conquistou espaço no calendário cultural da comunidade brasileira em Portugal será no Hard Rock Café.
O festival promete transportar os participantes para o clima das festas baianas num dia tão importante para grande parte das pessoas que nasceu na Bahia. Adriana Ramalho e sua banda são responsáveis por trazer o melhor do axé, ritmo que costuma reinar durante as edições do Back to Bahia. No ano passado, diga-se, as últimas duas edições da festa ocorreram entre agosto e outubro, com a "Festa da piscina" e a "Ressaca" alegrando os brasileiros imigrantes da cidade invicta entre o verão e o outono respectivamente.
Agora, o Carnaval baiano começa a dominar a cidade Invicta em pleno inverno, afinal, nada melhor que muito Axé e a energia da Bahia para aquecer o corpo e a alma. "Cada apresentação é pensada para transportar o público diretamente para o calor e a alegria das festas baianas", diz Adriana Ramalho.
A culinária da Bahia também tem seu espaço na festa. Pratos como acarajé, vatapá e caruru estarão disponíveis. "Nosso objetivo é manter viva a ligação dos brasileiros com suas raízes culturais, enquanto compartilhamos essa riqueza com o público português e internacional", pontua a organizadora.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Adriana Ramalho se revela ainda orgulhosa pelo crescimento das festas da Back to Bahia nos últimos anos, especialmente por ter sido um projeto no qual ela não teve grandes recursos. "É muito gratificante saber que meu esforço de criar um festival de cultura baiana sozinha e sem nenhum tipo de apoio financeiro está sendo reconhecido".
Os bilhetes já estão à venda e incluem "mimos" da organização, como uma cerveja e um copo reutilizável. Os preços variam entre 6€ (primeiro lote) e 10€ (último lote), sendo recomendada a compra antecipada devido à lotação limitada. Mais informações podem ser encontradas neste link.
nuno.tibirica@dn.pt