Festival em Setúbal reúne artistas do Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau em celebração à língua portuguesa
Pela quinta vez, a cidade de Setúbal recebe no mês de junho o Festival Língua Terra, que dedica toda a programação à diversidade cultural dos países de língua portuguesa. As apresentações, marcadas para os dias 5 e 6 do próximo mês, acontecem no Fórum Municipal Luísa Todi, reunindo artistas do Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau, com destaque para uma homenagem ao poeta e músico José Carlos Schwarz, figura central na luta pela independência da Guiné-Bissau.
A abertura do festival, na quarta-feira (5), fica a cargo da cantora brasileira Melly, indicada ao Grammy Latino de 2024 pelo disco Amaríssima, que contará com uma participação especial do músico luso-cabo-verdiano Dino D’Santiago. Esta colaboração inédita marca um dos momentos altos da edição deste ano.
Na mesma noite, sobe também ao palco Eu.Clides, artista cabo-verdiano radicado em Portugal, que apresenta Ecos de Sodade, trabalho que cruza tradição e modernidade com influências de indie e soul.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
A sexta-feira (6), será dedicada a José Carlos Schwarz (1949–1977), símbolo da resistência cultural da Guiné-Bissau. A homenagem tem direção musical de Manecas Costa e participação de Karyna Gomes e Remna Schwarz, filho do homenageado.
O Festival Língua Terra tem como objetivo fortalecer os laços entre países lusófonos por meio da música, incentivando colaborações entre artistas de diferentes gerações e territórios. A iniciativa, que também já contou com músicos de Angola, Moçambique e Portugal, é caracterizada por ser uma plataforma de intercâmbio cultural entre África, América Latina e Europa.
No ano passado, o festival contou com a presença de nomes como o baiano Tiganá Santana, além de Mayra Andrade (Cabo Verde), Lenna Bahule (Moçambique) e o próprio Dino D’Santiago (Portugal/Cabo Verde).
Neste ano, os ingressos estão disponíveis para venda por €10. As entradas podem ser adquiridas neste link.
nuno.tibirica@dn.pt