Festa de aniversário do DN Brasil é neste domingo na Fábrica Braço de Prata
Chegou o grande dia: neste domingo, o DN Brasil realiza uma festa para celebrar o primeiro ano do jornal. O evento será na Fábrica Braço de Prata, das 15h às 22h, com entrada livre - mas contribuições para a fábrica são bem-vindas.
Será um momento de celebrar o sucesso do DN Brasil neste primeiro ano, que se consolida como um jornal confiável para a comunidade brasileira que vive no país, além daqueles que querem viver. A programação deste dia festivo foi pensada para promover alguns dos pilares do jornal, como a utilidade pública, a cultura e o empreendedorismo.
Na vertente de utilidade pública, destacam-se as consultas jurídicas gratuitas a imigrantes com a advogada Priscila S. Nazareth Ferreira, que vem de Braga, e André Lima, de Leiria, ambos colunistas do jornal. Outro parceiro é o Consulado-Geral de Lisboa, que estará presente com o Espaço da Mulher Brasileira (EMuB) e atendimento às mulheres.
Na cultura, além das atrações musicais diversas (leia aqui), será realizada a conversa bate-papo "A dor e a delícia de ser o que é: escritor(a) brasileiro em Portugal" reunirá autores Marina Campanatti, Cleidi Pereira e Diego Garcez. O bate papo será mediado por jornalista e escritor Álvaro Filho, autor do livro O Mau Selvagem, publicado pela Urutau.O DN Brasil já entrevistou o imigrante sobre a obra, que contém uma forte crítica social à xenofobia vivida por brasileiros em Portugal.
Para animar a celebração, a programação de música inclui forró com o trio Forró Harmonize, o Samba Colaborativo com participação especial de Júlia Vargas e o Coco Voador. Para encerrar a noite, os DJs Puro Suco (20h00), da Associação Diáspora LX, e Lucas de Freitas (21h00), que vem de Braga para o evento, serão os responsáveis para animar o fim de festa na Fábrica.
Fome e sede e ninguém vai passar. Além da venda de bebidas da Fábrica Braço de Prata, os fãs de cervejas artesanais terão quatro opções de cerveja da Lispoa. O DN Brasil já contou a história do casal gaúchos, que cria as próprias cervejas e inova na cena cervejeira de Lisboa.
As comidas são variadas (veja aqui detalhes): o chef Marcos Monteiro vai trazer bolo de rolo e outros doces típicos do Recife, Gabriela Nascimento vai expor paçoca, cocada, doce de leite, pé de moça, pé de moleque e quebra queixo para adoçar a tarde. Do Pará estará Liando Brito, com o biscoito Monteiro Lopes e tapioca hidratada, além de brigadeiros.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Os que costumam visitar as feiras da Fábrica Braço de Prata já conhecem a Jaci, da marca Jaci Lambuzou, com os famosos espetinhos de queijo coalho e outras delícias no espeto. Outra marca já conhecida das feiras no local é o Pudim Alfama, que vai dividir o espaço com Fernando, das pizzas artesanais estilo napolitana Fatto a Mano.
A Fricake, também presença garantida nos eventos da Fábrica Braço de Prata, vai vender os famosos salgados fritos na hora: coxinhas, empadas, pastel de legumes, bolinho de feijoada e bolinho de mandioca recheado com carne, além da novidade: churros com goiabada.
Mais expositora confirmada é Lígia Silva, expert em bolos bem caseiros, como bolo de laranja, coco com macaxeira, bolinhos de milho e o queridinho bolo de amendoim com doce de leite. Já o chef Eduardo Palma terá uma com pães, salgados e outras delícias com sabor brasileiro. Neila Pereira, especialista em bolos artesanais decorados, vai levar uma série de doces especiais e Júlia Amaral, da marca Creme de Manteiga terá doces e salgados assados à venda. Para completar a lista, Marlucy Melo, do restaurante Timpio, vai vender espetinhos acompanhados de feijão tropeiro, vinagrete e farofa.
Ainda na promoção do empreendedorismo, estarão várias marcas de artesanato de brasileiras e brasileiros que vivem em Portugal: Vish Maria (acessórios com referência pernambucana) de Carolina Andrade, Hand Make (chinelos e acessórios) da artesã Júnia Anndrade, As Marias de Andreia Costa (marcenaria por mulheres), Serpiente Cósmica (acessórios) de Daphine Augustini, WoodDama (arranjos artesanais) de Eduardo Filho e a tatuadora Ju Tortori. As crianças terão aula de percussão com André Piteira do bloco Oxalá e contação de histórias com Sami Tarik e Camilla Sá.
Veja aqui a programação completa da festa do DN Brasil
15h Forró Harmonize (Tenda Espinosa)
15h Percussão para criança com André Piteira (Sala Deleuze)
16h15 Conversa A dor e a delícia de ser o que é: escritora(o) brasileiro em Portugal - com Álvaro Filho, Marina Campanatti, Cleidi Pereira e Diego Garcez (Tenda Espinosa)
17h Samba colaborativo com Júlia Vargas (Tenda Espinosa)
18h Contação de história para crianças com Sami Tarik e Camila Sá (Sala Nietzsche)
18h30 Coco Voador (Tenda Espinosa)
20h DJ Puro Suco (Sala Deleuze)
21h DJ Lucas de Freitas (Sala Deleuze)
22h Fim.
Como chegar?
Endereço: rua do Material de Guerra número 1, Marvila, Lisboa
Estacionamento gratuito
Autocarros: 728 e 714
Estação de comboio: Braço de Prata (15 min a pé)
amanda.lima@dn.pt