Samba Colaborativo é uma das atrações da festa.
Samba Colaborativo é uma das atrações da festa.DR

Música para celebrar: conheça as atrações que vão embalar a festa de um ano do DN Brasil

Forró, samba, coco e DJs em sintonia com a diversidade musical brasileira vão tomar conta da Fábrica Braço de Prata neste domingo (8), em Lisboa.
Publicado a

Após apresentar a programação completa da festa de aniversário de um ano do DN Brasil – marcada para este domingo (8), na Fábrica Braço de Prata – chegou a hora de se aprofundar nas atrações musicais que prometem transformar o espaço num verdadeiro reduto da cultura brasileira em Portugal.

Com entrada gratuita, o evento reúne artistas e projetos que representam diferentes ritmos, regiões e histórias da música do Brasil, num encontro de celebração, memória e afeto.

A abertura da programação sonora fica por conta do Forró Harmonize, que sobe ao palco da Tenda Espinosa às 15h. Formado por Xyss Bastos (voz e triângulo), Robson Dom (sanfona) e Enrique Matos (zabumba), o trio nasceu em Lisboa, em 2023, a partir do bloco de carnaval Qui Nem Jiló — o primeiro dedicado ao forró na capital portuguesa.

A sonoridade do grupo une influências da Paraíba, Bahia e Minas Gerais, com uma proposta de manter viva a tradição do forró pé de serra, sem deixar de abrir espaço para releituras e novas misturas

O trio tem ligação direta com o Espaço Baião, referência no ensino e difusão do forró em Portugal. Fundado por Enrique Matos, o espaço promove festivais e encontros que movimentam a cena do gênero na Europa. A apresentação do Forró Harmonize dá logo o tom da festa, com muito triângulo, sanfona e zabumba para começar o dia no clima certo do aniversário do DN Brasil: dançando e sorrindo.

Às 17h, a roda do Samba Colaborativo toma conta da tenda para mais um momento alto da celebração. O projeto nasceu em 2019 como um encontro espontâneo e aberto, que acontece semanalmente no Jardim Roque Gameiro, no Cais do Sodré.

Com uma proposta inclusiva e colaborativa, o Samba Colaborativo reúne artistas, público e produtores num formato em que todos são responsáveis pela realização do evento - uma verdadeira rede viva de resistência cultural, que já acolheu mais de 200 artistas ao longo dos anos.

Nesta edição especial na Fábrica Braço de Prata, o coletivo convida ninguém menos que Júlia Vargas. A cantora e compositora carioca, que está em turnê por Portugal, se junta à roda trazendo seu repertório vibrante e potente.

Júlia é uma das vozes mais marcantes da nova geração da música brasileira e coleciona colaborações com nomes como Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Geraldo Azevedo. Sua presença traz ainda mais brilho e emoção à festa.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Com raízes na dança, na percussão e em múltiplas linguagens artísticas, Júlia Vargas é uma artista que transita com intensidade por diferentes palcos e sonoridades. No domingo, ela promete transformar o palco em um espaço de troca afetiva com o público – com voz, corpo e tambor.

Logo depois, às 18h30, é a vez do Coco Voador subir ao palco da Tenda. O grupo é formado por artistas de diferentes regiões do Brasil unidos pela paixão pelo coco, ritmo tradicional do nordeste brasileiro. O projeto celebra a pluralidade cultural do país, com letras e batidas que evocam ancestralidade, resistência e celebração. Sua proposta é clara: fazer do coco um meio de travessia, encontro e voo coletivo entre artistas e público.

Mais ao fim da noite, chega a ves dos DJs assumirem a missão de manter o ritmo da festa. Às 20h, o DJ Puro Suco leva para a Sala Deleuze sua curadoria dançante, que atravessa décadas e regiões do Brasil. Mineiro radicado em Lisboa, ele é também produtor cultural e um dos nomes mais ativos da cena do forró na cidade, com atuação em aulas, bailes e eventos ligados à Associação Diáspora. Seus sets, recheados de brasilidade, convidam o corpo ao movimento e à celebração.

Fechando a noite e já como última atração da festa, às 21h, o DJ Lucas de Freitas chega de Braga para garantir o clima festivo até o último minuto. Com mais de oito anos de experiência, Lucas é conhecido por sua versatilidade e capacidade de adaptar o som ao público e ao ambiente.

Especialista em eventos de grande porte no norte de Portugal, ele promete encerrar a festa com uma seleção eclética e de ritmo envolvente (ouvi funk?) - perfeita para coroar a celebração de um ano de história do DN Brasil.

Confira a programação completa da festa de aniversário do DN Brasil

15h Forró Harmonize (Tenda Espinosa)

15h Percussão para criança  com André Piteira (Sala Deleuze)

16h15 Conversa A dor e a delícia de ser o que é: escritora(o) brasileiro em Portugal - com Álvaro Filho, Marina Campanatti, Cleidi Pereira e Diego Garcez (Tenda Espinosa)

17h Samba colaborativo com Júlia Vargas (Tenda Espinosa)

18h Contação de história para crianças com Sami Tarik e Camila Sá (Sala Nietzsche) 

18h30 Coco Voador (Tenda Espinosa)

20h DJ Puro Suco (Sala Deleuze)

21h DJ Lucas de Freitas (Sala Deleuze)

22h Fim

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Samba Colaborativo é uma das atrações da festa.
Confira a programação completa da festa de aniversário do DN Brasil na Fábrica Braço de Prata
Samba Colaborativo é uma das atrações da festa.
O que há de bom. Festa de Aniversário do DN Brasil, teatro e Santos Populares são destaques no fim de semana
Diário de Notícias
www.dn.pt