Exposição “Toré” reúne obras de artistas indígenas brasileiros na Galeria Verso, em Lisboa
DR

Exposição “Toré” reúne obras de artistas indígenas brasileiros na Galeria Verso, em Lisboa

Inauguração da mostra será neste sábado (14) com foco em obras de Olinda Tupinambá e Ziel Karapotó
Publicado a

A Galeria Verso, em Lisboa, inaugura no próximo sábado (14), às 19h, a exposição Toré, com obras inéditas dos artistas indígenas Olinda Tupinambá e Ziel Karapotó. A mostra propõe um encontro entre arte contemporânea e saberes ancestrais, a partir do toré - prática espiritual e política comum a diferentes povos originários do Nordeste brasileiro.

A exposição é resultado de uma parceria entre a Galeria Verso e a Christal Galeria, do Recife. Em Toré, os caminhos poéticos de Ziel e Olinda se entrelaçam em obras que afirmam o corpo e o território como dispositivos de resistência. Instalações, pinturas e fotografias abordam práticas de cuidado com a terra, relações com seres não humanos e cosmologias indígenas em transformação.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Ziel incorpora pigmentos naturais, maracás e fumaça como elementos de conexão entre mundos visíveis e invisíveis. Já Olinda estabelece um diálogo com a fauna, a flora e os espíritos, e apresenta intervenções sobre azulejos portugueses, redesenhando-os com grafismos indígenas.

As obras propõem uma fricção visual entre memória colonial e presenças originárias, e reivindicam a agência de rios, pedras e solos como seres com história.

Ambos os artistas, diga-se, participaram recentemente da 60ª Bienal de Veneza, como integrantes do Pavilhão Hãhãwpuá, voltado à arte indígena brasileira. A presença deles em Lisboa amplia esse movimento de visibilidade internacional de criadores originários, por meio de uma mostra que enfatiza ancestralidade, insurgência e criação contemporânea.

A curadoria é assinada pelos brasileiros Jamille Pinheiro Dias e Filipe Campello, que também é um dos fundadores da Galeria Verso, ao lado de Laís Maciel. O espaço, criado por pernambucanos, tem como foco a arte contemporânea da diáspora lusófona e do Sul Global, com ênfase em vozes historicamente sub-representadas. A exposição integra uma programação transatlântica que articula arte, território e formas sensíveis de restituição.

A abertura de Toré acontece no sábado, dia 14 de junho, às 19h, na Galeria Verso, que fica na Rua Francisco Metrass, 64, em Campo de Ourique, Lisboa. Mais informações estão disponíveis no site da galeria, na página do Instagram ou através do contato via telefone: +351 920 782 122.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Exposição “Toré” reúne obras de artistas indígenas brasileiros na Galeria Verso, em Lisboa
"Pernambuco por J. Borges": Lisboa recebe exposição inédita do mestre da xilogravura
Exposição “Toré” reúne obras de artistas indígenas brasileiros na Galeria Verso, em Lisboa
Conheça a Brisa, galeria idealizada por casal de brasileiros em Lisboa
Diário de Notícias
www.dn.pt