"Pernambuco por J. Borges": Lisboa recebe exposição inédita do mestre da xilogravura
A Verso Galeria, em Lisboa, inaugura na próxima sexta-feira (9), às 19h, a exposição Pernambuco por J. Borges, dedicada ao mestre da xilogravura nordestina. A mostra reúne uma série inédita de obras produzidas pelo artista pouco antes de sua morte, em 26 de julho de 2024, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, onde nasceu e viveu toda a vida. É a primeira vez que esses trabalhos são exibidos fora do Brasil.
Realizada em parceria com a Christal Galeria, do Recife, a exposição apresenta xilogravuras que retratam paisagens, festas e tradições de Pernambuco, sempre em diálogo com o cordel e a poesia popular - marcas registradas da obra do artista. Parte desta série foi recentemente adquirida pelo Museu Reina Sofía, em Madri, e passou a integrar o acervo permanente da instituição espanhola.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
José Francisco Borges, conhecido como J. Borges, foi xilogravurista, poeta e cordelista e, no início de sua vida, trabalhou como carpinteiro e pedreiro até descobrir a literatura de cordel, que mudou sua trajetória. Há 60 anos, passou a escrever e ilustrar folhetos, tornando-se um dos principais nomes da arte popular brasileira.
Suas obras já foram expostas em países como Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Itália, Venezuela e Cuba, além de integrarem acervos como o do Museu do Louvre, na França. Agora, seus últimos trabalhos chegam pela primeira vez no cenário internacional, pouco menos de um ano após sua morte. Ele morreu no dia 26 de julho de 2024, após ter sido internado por problemas no pulmão e no coração.
A exposição Pernambuco por J. Borges acontece na Verso Galeria, localizada na Rua Francisco Metrass, 64, situada na região do Campo de Ourique, em Lisboa. A entrada é gratuita, e a abertura está marcada para às 19h.
nuno.tibirica@dn.pt