Rafael Falaguasta (centro) com os sócios Anderson Figueiredo e Vinícius Franco, no Porto.
Rafael Falaguasta (centro) com os sócios Anderson Figueiredo e Vinícius Franco, no Porto.DR

Do quintal a Portugal: pizzaria brasileira abre franquia no Porto com sabores inspirados nas regiões do país

Rafael Falaguasta começou a fazer pizzas na pandemia, vendo vídeos na Internet, no quintal da casa do pai, no interior de São Paulo.
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Em 2021, época de pandemia, Rafael Falaguasta só queria fazer algo diferente para passar o tempo. Vendo vídeos de receitas na internet, começou a fazer pizzas. "Nunca tinha cozinhado nada e lembro bem, a primeira parecia o mapa do Brasil de tão torta", conta o empresário ao DN Brasil. O que nasceu como uma diversão no quintal da casa do pai, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, é, hoje, um negócio de faturamento milionário que está prestes a abrir a primeira unidade no exterior, em Portugal.

Profissional da área da comunicação, Rafael é dono de uma agência de marketing. Os contatos e experiência no setor ajudaram. "Fui pesquisando muito em rede social, vídeos de influenciadores, pizzaiolos italianos. Fui entendendo de fermentação, de tempo de forno. E aí eu comecei a divulgar toda essa história no meu Instagram. E os amigos começaram a brincar. 'Faz entrega, tem delivery?', diziam. Eu não tinha intenção de fazer uma pizzaria, mas vi que aquilo poderia sim ser um negócio", diz o empresário.

Do quintal da casa do pai, onde tudo começou, Rafael passou para o quintal da própria agência. Começou a aceitar encomendas de maneira informal e "foi uma loucura", lembra. "No primeiro dia, vendemos 60 pizzas. Era eu e meu pai fazendo, sem nenhuma agilidade. Já entendi aí que operação é difícil. Pensei: vou ter que contratar um pizzaiolo".

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Rafael na itália, onde fez cursos especializados na produção de pizza.
Rafael na itália, onde fez cursos especializados na produção de pizza.DR

Daí para a abertura da primeira loja foram poucos meses. E vieram a segunda, terceira, quarta... Hoje, a Casa Falaguasta tem dez lojas em São Paulo e vai inaugurar, nesta sexta-feira (31), a primeira unidade fora do Brasil, no Porto.

Internacionalizaçao com franquia

Portugal apareceu como ideia durante uma viagem de turismo. "Aproveitei para pesquisar e vi que tem um mercado, do meu ponto de vista, muito em ascensão. Eu acho que as pizzas aqui são boas, mas podem melhorar", diz Rafael.

O empresário começou a divulgar o desejo de abrir uma loja fora do Brasil, se aproveitando das viagens que fazia. Chegou a pagar um anúncio de 40 dólares num pequeno telão na Times Square, em Nova York, e gravou um vídeo dizendo que estaria em Portugal procurando um sócio. O marketing funcionou. Um outro brasileiro, morador do Porto, entrou em contato e a parceria aconteceu. "Ele investiu num plano de negócios local, para a gente entender o mercado aqui mais profundamente", explica Rafael, que adotou o master franchising, modelo em que o franqueado trabalha a marca na região, e conta com um investidor, para abertura da loja portuguesa.

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A preparação envolveu lidar com a burocracia do país. "Foi difícil, mas nada que tenha gerado um desgaste muito grande", diz Rafael. Por outro lado, conta que "a maior dificuldade foi achar um bom ponto comercial".

De acordo com a pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), de 2024, Portugal só perde para os Estados Unidos no ranking dos países que são destino para a internacionalização de empresas do Brasil. Embora ocupe a segunda posição, o país europeu mostra vantagem. Enquanto o número de franquias brasileiras diminuiu em território norte-americano de 2022 para 2023, o índice cresceu em solo português. Atualmente, os Estados Unidos contam com 76 marcas brasileiras operando no país, Portugal tem 71.

Rafael Falaguasta quer mais lojas em Portugal e expandir para a Espanha.
Rafael Falaguasta quer mais lojas em Portugal e expandir para a Espanha.DR

Menu autoral

Sobre as adaptações necessárias pelas regulamentações da União Europeia, o empresário afirma que o impacto vai ser pequeno, já que consegue manter o padrão das pizzas Falaguasta com ingredientes encontrados aqui. "A gente tem dificuldade de achar calabresa, mas achamos. O queijo cremoso catupiry no Brasil, conseguimos achar algo bem semelhante, palmito tem pouca opção, mas tem", conta.

No menu, os clássicos sabores brasileiros marcam presença. Calabresa, frango com catupiry, portuguesa, quatro queijos... mas o lado português do novo empreendimento também está valorizado. Os sabores autorais da casa são inspirados em regiões do país. A pizza "alentejana" leva queijo de cabra, cebola caramelizada e linguiça portuguesa. A "algarve" tem bacalhau desfiado, natas, cebola, azeitona preta e ovo cozido, e a "leitão à bairrada" leva queijo de cabra, leitão desfiado e cebola caramelizada. Os preços variam de 12,90 a 18,90 no tamanho grande.

A loja vai arrancar com cinco funcionários e já com planos de expansão para outras cidades portuguesas e para a Espanha. Para Rafael, o empreendimento vai ajudar os brasileiros a matarem a saudade "do nosso estilo de pizza", mas também vai ser a chance de mostrar o que é "o sabor brasileiro com alma portuguesa. É isso que a gente quer passar para o pessoal", conta.

caroline.ribeiro@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

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