Com franquias em Portugal, empresas brasileiras encontram caminho para internacionalização
Portugal só perde para os Estados Unidos no ranking dos países que são destino para a internacionalização de empresas do Brasil. A Splash, rede de cafés que tem a apresentadora Sabrina Sato como sócia, prepara abertura de franquia no Porto ainda este ano.
Texto: Caroline Ribeiro
De acordo com a pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada no mês de agosto, Portugal só perde para os Estados Unidos no ranking dos países que são destino para a internacionalização de empresas do Brasil. Embora ocupe a segunda posição, o país europeu mostra vantagem. Enquanto o número de franquias brasileiras diminuiu em território norte-americano de 2022 para 2023, o índice cresceu em solo português. Atualmente, os Estados Unidos contam com 76 marcas brasileiras operando no país, Portugal tem 71.
A crescente atração pela terrinha tem, entre as explicações, um primeiro fator comum a várias empresas. "A língua nos ajuda bastante, em termos de mudança de manuais, mudança de documentos, apesar de ter alguma diferença, mas é bem mais fácil", explica ao DN Brasil o fundador e CEO da Splash Bebidas Urbanas, Lucas Moreira.
Criada em 2018 por Lucas e a esposa, Brunna Farizel, a marca, que é comparada a uma "Starbucks brasileira", está caminhando para abrir a sua primeira franquia em Portugal. Será no Porto, com inauguração prevista ainda para 2024.
O executivo conta que o interesse por Portugal sempre existiu. "É um país que a gente entende, vê com bons olhos, até mesmo diante dos dados que a ABF tem de outras marcas brasileiras que já estão em Portugal há algum tempo e que têm sucesso", explica Lucas, que diz que o exemplo de outros empreendimentos também é importante, já que "a gente sabe que internacionalizar não é fácil".
A Splash vai entrar em Portugal com um master franchising, modelo em que o franqueado trabalha a marca na região, inclusive abrindo outras lojas. No time de sócios lidando com a internacionalização, está uma empresária bem conhecida do público brasileiro, a apresentadora Sabrina Sato, que revela empolgação com a nova etapa. "Estamos muito animados com a chegada da marca em Portugal. Vejo um enorme potencial de negócios no país, especialmente devido ao mercado dinâmico e receptivo", afirma Sabrina ao DN Brasil.
Para a apresentadora, Portugal tem oferecido mais do que ambiente de negócios favorável. "O que mais me atrai no mercado português é a qualidade de vida, a cultura rica e a oportunidade de conectar com um público diverso e exigente, que valoriza inovação e autenticidade", explica.
A marca está na etapa de escolha da localização para a loja, fase que o CEO ressalta ser de muita importância no planejamento. A opção inicial, a praia de Matosinhos, foi descartada após uma análise de lucros e custos. "O custo de produto em si é muito próximo do nosso aqui, claro que tem variações. O que impactava mesmo era o aluguel. Em termos de faturamento, despesa, lucratividade, não muda muito com o Brasil. Até porque também a gente tem custos aqui bem elevados, São Paulo mesmo é muito caro. No final, dá lucratividade ali na casa de 20%", afirma.
No planejamento, ainda há a adaptação do menu, que Lucas garante que não será um problema. O CEO promete pastel de nata e bolinhos de bacalhau junto com os tradicionais cafés e coxinhas. A mistura vai ser o reflexo do público que Portugal vai proporcionar. "Tem a língua, tem a cultura e tem muito brasileiro em Portugal. Então, automaticamente, a gente consegue talvez até crescer com os franqueados todos brasileiros, quem sabe", completa.
caroline.ribeiro@dn.pt