Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Com franquias em Portugal, empresas brasileiras encontram caminho para internacionalização
O casal fundador da Splash, Brunna Farizel e Lucas Moreira, e a sócia Sabrina Sato. Foto: Divulgação.

Com franquias em Portugal, empresas brasileiras encontram caminho para internacionalização

Portugal só perde para os Estados Unidos no ranking dos países que são destino para a internacionalização de empresas do Brasil. A Splash, rede de cafés que tem a apresentadora Sabrina Sato como sócia, prepara abertura de franquia no Porto ainda este ano.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Caroline Ribeiro

De acordo com a pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada no mês de agosto, Portugal só perde para os Estados Unidos no ranking dos países que são destino para a internacionalização de empresas do Brasil. Embora ocupe a segunda posição, o país europeu mostra vantagem. Enquanto o número de franquias brasileiras diminuiu em território norte-americano de 2022 para 2023, o índice cresceu em solo português. Atualmente, os Estados Unidos contam com 76 marcas brasileiras operando no país, Portugal tem 71.

A crescente atração pela terrinha tem, entre as explicações, um primeiro fator comum a várias empresas. "A língua nos ajuda bastante, em termos de mudança de manuais, mudança de documentos, apesar de ter alguma diferença, mas é bem mais fácil", explica ao DN Brasil o fundador e CEO da Splash Bebidas Urbanas, Lucas Moreira.

Criada em 2018 por Lucas e a esposa, Brunna Farizel, a marca, que é comparada a uma "Starbucks brasileira", está caminhando para abrir a sua primeira franquia em Portugal. Será no Porto, com inauguração prevista ainda para 2024.

Loja da Splash em São Paulo. Foto: Divulgação.

O executivo conta que o interesse por Portugal sempre existiu. "É um país que a gente entende, vê com bons olhos, até mesmo diante dos dados que a ABF tem de outras marcas brasileiras que já estão em Portugal há algum tempo e que têm sucesso", explica Lucas, que diz que o exemplo de outros empreendimentos também é importante, já que "a gente sabe que internacionalizar não é fácil".

A Splash vai entrar em Portugal com um master franchising, modelo em que o franqueado trabalha a marca na região, inclusive abrindo outras lojas. No time de sócios lidando com a internacionalização, está uma empresária bem conhecida do público brasileiro, a apresentadora Sabrina Sato, que revela empolgação com a nova etapa. "Estamos muito animados com a chegada da marca em Portugal. Vejo um enorme potencial de negócios no país, especialmente devido ao mercado dinâmico e receptivo", afirma Sabrina ao DN Brasil.

Sabrina Sato é uma das sócias da Splash Bebidas Urbanas. Foto: divulgação.

Para a apresentadora, Portugal tem oferecido mais do que ambiente de negócios favorável. "O que mais me atrai no mercado português é a qualidade de vida, a cultura rica e a oportunidade de conectar com um público diverso e exigente, que valoriza inovação e autenticidade", explica.

A marca está na etapa de escolha da localização para a loja, fase que o CEO ressalta ser de muita importância no planejamento. A opção inicial, a praia de Matosinhos, foi descartada após uma análise de lucros e custos. "O custo de produto em si é muito próximo do nosso aqui, claro que tem variações. O que impactava mesmo era o aluguel. Em termos de faturamento, despesa, lucratividade, não muda muito com o Brasil. Até porque também a gente tem custos aqui bem elevados, São Paulo mesmo é muito caro. No final, dá lucratividade ali na casa de 20%", afirma.

No planejamento, ainda há a adaptação do menu, que Lucas garante que não será um problema. O CEO promete pastel de nata e bolinhos de bacalhau junto com os tradicionais cafés e coxinhas. A mistura vai ser o reflexo do público que Portugal vai proporcionar. "Tem a língua, tem a cultura e tem muito brasileiro em Portugal. Então, automaticamente, a gente consegue talvez até crescer com os franqueados todos brasileiros, quem sabe", completa.

caroline.ribeiro@dn.pt

Relacionadas

Embelleze: Portugal ”é um desafio”, mas é porta para mercado europeu
Uma das empresas mais tradicionais do Brasil na área dos cosméticos, a Embelleze abriu, em 2010, a primeira sede na Europa, no município de Vila Franca de Xira, área metropolitana de Lisboa. Hoje, as operações atendem Portugal e todo o mercado europeu, gerando mais de 30 postos de emprego direto.
Brazil Tech Days: Porto Digital Europa inaugura sede em Aveiro com casa cheia e festa
“Quando damos uma estrutura sólida e criamos uma comunidade realmente brasileira aqui, fica mais fácil para as pessoas se integrarem”, declarou João Barbosa, Country Manager da ONG em Portugal
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais