Continente em Braga passa a aceitar PIX. Nacionalistas portugueses criticam "brasileirização" de Portugal
A rede de supermercados Continente passou, recentemente, a aceitar o PIX como método de pagamento em Braga. Uma brasileira, que mora na Espanha, se surpreendeu nesta semana com a medida e fez uma piada no X (antigo Twitter). "Incrível a recolonização", escreveu com uma foto do separador que compras com a propaganda do PIX.
A imagem viralizou rapidamente, com inúmeros comentários relacionados com a piada da "Guiana Brasileira", mas também gerou críticas de portugueses nacionalistas. O perfil "Resistência Lusitana" compartilhou a foto acompanhada da mensagem "Na região de Braga, supermercado Continente aceita pagamentos com pix do Brasil. A brasileirização de Portugal é preocupante".
A publicação gerou inúmeros comentários xenófobos na rede social, como "Portugal está a ser comido vivo pelos parasitas importados pela República", "As pessoas sabem que este país já não é nosso. Temos que o recuperar" e "Nem acredito nesta merda ridículo!!!! Dia 18, votem CHEGA!".Em alguns posts políticos foram marcados, como André Ventura e grupos de ódio como o 1143.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Alguns usuários também defenderam deixar de comprar no Continente por causa da medida, como forma de boicote. No site da rede de supermercados, o grupo explica que o PIX "exclusivo para clientes com conta bancária brasileira, o Pix permite pagamentos instantâneos em reais (R$), já com a taxa de câmbio e o imposto (0,38% IOF) incluídos, em todas as lojas Continente da região de Braga. Aproveite a facilidade e segurança no pagamento, tal como se estivesse no Brasil".
Braga é o terceiro distrito com maior presença de brasileiros em Portugal. O método de pagamento brasileiro é aceito em seis lojas na rede na cidade. Outras lojas pelo país, como a Worten, também já aceitam o PIX, assim como os centros comerciais da rede espanhola El Corte Inglès e pequenos comércios, já revelado em notícias anteriores pelo DN Brasil.
Campanha política
No embalo da campanha política, o partido Ergue-te marcou uma ação de campanha em Braga neste domingo (11) e divulgou o post da Resistência Lusitana.
O partido, liderado pelo ex-juiz Rui da Fonseca e Castro - que tem três filhos brasileiros - é abertamente contra a imigração, conforme as diversas declarações públicas sobre o tema e o programa eleitoral. Uma das medidas é renovar as nacionalidades por tempo de moradia e deportação em massa de imigrantes.
amanda.lima@dn.pt