Caso crianças brasileiras retiradas dos pais: petição cobra fiscalização sobre atuação da CCPJ
"Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Venho por este meio solicitar uma fiscalização urgente das práticas adotadas pelas técnicas da Segurança Social, assim como uma revisão dos procedimentos de sinalização de crianças em perigo". Assim começa a petição online que está sendo compartilhada por imigrantes brasileiros que vivem em Portugal.
A iniciativa, que pede fiscalização em todos os casos, surgiu após a repercussão de duas crianças brasileiras retiradas do núcleo familiar sem aviso. Até a publicação deste texto, a petição tinha mais de 420 assinaturas. Para que seja apreciada no Parlamento português, são necessárias 7.500 assinaturas.
"A retirada de uma criança da sua família deve ser considerada a última opção, sendo essencial garantir uma investigação imparcial antes de tomar uma decisão tão drástica", destaca o texto. O caso das crianças suscitou um debate sobre o procedimento em Portugal, que é diferente do realizado no Brasil.
Carol Archangelo e Carlos Orleas, que vivem em Viseu, no centro de Portugal, denunciaram nas redes sociais que os dois filhos foram levados sem aviso prévio. O casal está lutando na justiça para ter a guarda das crianças de volta. Sem falar com jornalistas, as atualizações são realizadas pelo próprio casal no Instagram.
De acordo com informações mais recentes postadas, os brasileiros estão em busca de novos advogados para cuidar do caso. As crianças foram levadas no dia 20 de março. Desde então, o casal é autorizado a ver os filhos por alguns minutos por semana.
amanda.lima@dn.pt