Os balcões serão integrados na rede de atendimento dos Espaços Cidadão.
Os balcões serão integrados na rede de atendimento dos Espaços Cidadão.Vera Pinho / Global Imagens

“Balcão único” para imigrantes prometido está atrasado

Ao DN Brasil, o Ministério da Juventude e Modernização justifica atraso aos procedimentos técnicos necessários.
Publicado a

Continua sem data definida a implementação do “balcão único” para imigrantes, prometido pelo Governo no ano passado. Quando anunciado, em julho de 2024, a ministra Margarida Balseiro Lopes informou que os locais estariam em funcionamento “até o final de 2024”.

Passado praticamente um mês, ainda está se data a concretização da promessa que vai beneficiar os imigrantes. Os balcões serão uma espécie de “poupa tempo”, em que os cidadãos estrangeiros poderão solicitar o número das Finanças, Segurança Social e utente no mesmo local.

Ao DN Brasil, o Ministério da Juventude e Modernização explica que “em dezembro de 2024 foram finalizados não só os testes técnicos, como também a formação aos mediadores dos Espaços Cidadão”. Estes locais receberão este serviço em uma “primeira fase”.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Concluída esta etapa, ainda é necessário assinar um protocolo que garanta atender o Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD). Esta avaliação é realizada pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), que ainda não concluiu o procedimento. 

Os balcões serão integrados na rede de atendimento dos Espaços Cidadão.
Recibos verdes contam para regime de transição da manifestação de interesse

Os balcões serão integrados na rede de atendimento dos Espaços Cidadão, que geralmente ficam nas Lojas do Cidadão. No total, Portugal possui 893 Espaços Cidadão.

Com a medida, o Governo espera melhorar o atendimento aos imigrantes. "O objetivo passa por dar uma primeira resposta célere e sustentada relativamente à pressão exercida sobre as filas de atendimento de várias entidades da Administração Pública responsáveis pela atribuição de identificadores a cidadãos estrangeiros devidamente regularizados", destaca o Ministério da Juventude e Modernização. A medida faz parte de um pacote de ações a "uniformização, simplificação e digitalização dos serviços públicos", lançado em julho do ano passado pelo atual Governo.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Os balcões serão integrados na rede de atendimento dos Espaços Cidadão.
Aberto portal para imigrantes sem manifestação de interesse mas com inscrição na Segurança Social até 4 de junho
Os balcões serão integrados na rede de atendimento dos Espaços Cidadão.
Renovação de residências vencidas continua fora das prioridades da AIMA
Diário de Notícias
www.dn.pt