Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
"Poupa-tempo" para imigrantes está em fase final, diz ministério
Balcão único será instalado no Espaço Cidadão. Foto: Pedro Correia / Global Imagens

"Poupa-tempo" para imigrantes está em fase final, diz ministério

De acordo com o Ministério da Modernização e Juventude, responsável pela medida, serão 10 locais nesta primeira iniciativa.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Uma espécie de "poupa-tempo" para imigrantes em Portugal está em "fase final de desenvolvimento". A informação é do Ministério da Juventude e Modernização, em resposta ao questionamento do DN Brasil. A medida foi anunciada em julho deste ano, com previsão de estar em vigor "no último trimestre" de 2024.

O objetivo é que nestes locais os imigrantes possam solicitar os números de identificação no mesmo pedido, ou seja, de forma unificada. Com este "poupa-tempo" não será mais necessário, por exemplo, ir a diferentes repartiações públicas para ter os documentos. Segundo o comunicado do ministério no lançamento, os estrangeiros poderão solicitar o número das Finanças, Segurança Social e utente no mesmo balcão.

O órgão não mencionou uma data concreta, apenas que "os Números de Identificação para Cidadãos Estrangeiros de uma só vez encontra-se atualmente em fase final de desenvolvimento". Na primeira fase de implementação a previsão é que 10 locais estejam disponíveis, informou o órgão ao DN Brasil.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Os balcões serão integrados na rede de atendimento dos Espaços Cidadão, que geralmente ficam nas Lojas do Cidadão. No total, Portugal possui 893 Espaços Cidadão.

Com a medida, o Governo espera melhorar o atendimento aos imigrantes. "O objetivo passa por dar uma primeira resposta célere e sustentada relativamente à pressão exercida sobre as filas de atendimento de várias entidades da Administração Pública responsáveis pela atribuição de identificadores a cidadãos estrangeiros devidamente regularizados", destaca o Ministério da Juventude e Modernização. A medida faz parte de um pacote de ações a "uniformização, simplificação e digitalização dos serviços públicos", lançado em julho deste ano pelo atual Governo.

amanda.lima@dn.pt

Leia também

Ficou sem trabalho em Portugal? Saiba se pode receber o seguro desemprego
Entre os requisitos para receber o apoio, imigrantes precisam ter autorização de residência ou visto para trabalho, ter NISS, estar inscrito no IEFP e dar entrada no pedido em até 90 dias após a demissão.
AIMA convoca nova leva de imigrantes para atendimento no mutirão
Imigrantes precisam pagar a taxa para ter o horário confirmado.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais