Apex e Sebrae trazem grupo de artesãs brasileiras para missão empresarial em Lisboa
Um grupo de 20 artesãs e representantes de empresas do setor chega à Lisboa na próxima semana para uma missão empresarial na cidade. É a sétima edição programa "Jornada Exportadora", promovido pela ApexBrasil, em parceria com o Sebrae.
O evento será o primeiro a ser realizado no novo escritório da Apex em Lisboa. O grupo terá uma extensa agenda de prospecção de mercado, capacitação e aproximação com compradores internacionais europeus.
A programação começa na segunda-feira, 30 de junho, com um seminário técnico realizado no escritório da ApexBrasil em Portugal, a partir das 9:00. O evento contará com a presença de diversos convidados e será inaugurada por representantes das instituições organizadoras.
A agenda em Lisboa ainda inclui visitas guiadas a pontos de venda e espaços de design na cidade, visita à Feira Internacional do Artesanato (FIA Lisboa) - uma das maiores do setor na Europa - e rodadas de negócios com compradores de Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Irlanda. Segundo a Apex, os encontros visam fortalecer as conexões comerciais entre Brasil e Europa, aproveitando as afinidades culturais e linguísticas com o mercado português.
“O programa Jornada Exportadora oferece uma oportunidade estratégica para que micro e pequenas empresas brasileiras compreendam as exigências do mercado internacional, possam adaptar seus produtos com orientação técnica qualificada e iniciar o desenvolvimento de negócios”, destaca Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil, citada em comunicado enviado do DN Brasil. “No caso do artesanato, é também uma chance de valorização da cultura brasileira em sua expressão mais autêntica”, complementa.
De acordo com Clarissa, Lisboa é um "mercado estratégico" para o artesanato brasileiro. “Lisboa representa um mercado estratégico relevante para a exportação de produtos de artesanato brasileiro. As relações culturais sólidas entre os dois países, aliadas à presença de uma forte comunidade brasileira residente, cria uma base de aceitação natural para produtos que carregam a brasilidade”, afirma Clarissa.
As participantes da missão também vão ter seus perfis incluídos na plataforma "Buy Brazil", que conecta empresas brasileiras a compradores estrangeiros. A expectativa da Apex "é que a missão fomente negócios de curto e médio prazos e contribua para o fortalecimento da imagem do artesanato brasileiro como um setor inovador, sustentável e economicamente relevante".
A missão em Lisboa ocorre no contexto da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, reforçando os laços históricos e econômicos entre os países. "Devido à proximidade cultural e linguística com o Brasil, o mercado português é tido como estratégico para muitas empresas, pois serve como porta de entrada para o mercado europeu", salienta a agência.
Em 2024, Portugal foi o 23ª principal destino das exportações brasileiras. Neste período, as vendas externas do Brasil para o país alcançaram US$3,4 bilhões, enquanto as importações foram de US$ 1,2 bilhões.
amanda.lima@dn.pt