Um grupo de 20 artesãs e representantes de empresas do setor chega à Lisboa na próxima semana para uma missão empresarial na cidade. É a sétima edição programa "Jornada Exportadora", promovido pela ApexBrasil, em parceria com o Sebrae.O evento será o primeiro a ser realizado no novo escritório da Apex em Lisboa. O grupo terá uma extensa agenda de prospecção de mercado, capacitação e aproximação com compradores internacionais europeus.A programação começa na segunda-feira, 30 de junho, com um seminário técnico realizado no escritório da ApexBrasil em Portugal, a partir das 9:00. O evento contará com a presença de diversos convidados e será inaugurada por representantes das instituições organizadoras. A agenda em Lisboa ainda inclui visitas guiadas a pontos de venda e espaços de design na cidade, visita à Feira Internacional do Artesanato (FIA Lisboa) - uma das maiores do setor na Europa - e rodadas de negócios com compradores de Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Irlanda. Segundo a Apex, os encontros visam fortalecer as conexões comerciais entre Brasil e Europa, aproveitando as afinidades culturais e linguísticas com o mercado português.“O programa Jornada Exportadora oferece uma oportunidade estratégica para que micro e pequenas empresas brasileiras compreendam as exigências do mercado internacional, possam adaptar seus produtos com orientação técnica qualificada e iniciar o desenvolvimento de negócios”, destaca Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil, citada em comunicado enviado do DN Brasil. “No caso do artesanato, é também uma chance de valorização da cultura brasileira em sua expressão mais autêntica”, complementa..Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!.De acordo com Clarissa, Lisboa é um "mercado estratégico" para o artesanato brasileiro. “Lisboa representa um mercado estratégico relevante para a exportação de produtos de artesanato brasileiro. As relações culturais sólidas entre os dois países, aliadas à presença de uma forte comunidade brasileira residente, cria uma base de aceitação natural para produtos que carregam a brasilidade”, afirma Clarissa.As participantes da missão também vão ter seus perfis incluídos na plataforma "Buy Brazil", que conecta empresas brasileiras a compradores estrangeiros. A expectativa da Apex "é que a missão fomente negócios de curto e médio prazos e contribua para o fortalecimento da imagem do artesanato brasileiro como um setor inovador, sustentável e economicamente relevante".A missão em Lisboa ocorre no contexto da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, reforçando os laços históricos e econômicos entre os países. "Devido à proximidade cultural e linguística com o Brasil, o mercado português é tido como estratégico para muitas empresas, pois serve como porta de entrada para o mercado europeu", salienta a agência.Em 2024, Portugal foi o 23ª principal destino das exportações brasileiras. Neste período, as vendas externas do Brasil para o país alcançaram US$3,4 bilhões, enquanto as importações foram de US$ 1,2 bilhões..amanda.lima@dn.pt.O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil..Ligação cultural deve ser usada para os negócios, defende diretor da Apex em Portugal.Apex em Lisboa terá eventos, missões apoio a empresários brasileiros em Portugal