Apex em Lisboa terá eventos, missões apoio a empresários brasileiros em Portugal
Mesmo sem inauguração oficial, a equipe do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Lisboa já está trabalhando na nova sede. "Já estamos instalados", disse ao DN Brasil o presidente Jorge Viana, que esteve em Lisboa nesta semana.
O prédio, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), passou por obras nos últimos meses e já está com um andar pronto. E o que pode ser esperado deste escritório? De acordo com Viana, a agência vai organizar missões empresariais vindas do Brasil, com objetivo de apoiar a expansão internacional, especialmente em Portugal e outros países europeus.
Além disso, a Apex em Lisboa vai apoiar os empresários e empresárias do Brasil que já estão em Portugal. Segundo o presidente, há ainda o lado de institucional, de "ampliar parcerias" com a Europa, com a promoção das exportações e dos investimentos no Brasil por parte do empresariado internacional. Assim como serão organizadas missões de brasileiros em Portugal, o contrário também: de portugueses que querem investir no Brasil.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
O escritório ainda vai promover diversos eventos, uma das marcas da Apex. O comando das atividades em Lisboa está a cargo de Paulo Mateus, que está desde o verão passando trabalhando em Lisboa.
O prédio ainda comporta o escritório da Embratur, a agência do Governo brasileiro para o turismo. A reabertura foi lançada no mês passado, com evento na feira do turismo de Lisboa. O trabalho é realizado pelas brasileiras Lilás Nascimento e Larissa Ushizima. Também está instalado o escritório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com expectativa de ter outras repartições públicas brasileiras no futuro.
A prédio é a concretização de uma ideia lançada na cimeira entre Brasil e Portugal, realizada em abril de 2023, em Lisboa, com o presidente Lula da Silva e o ex-primeiro António Costa.
amanda.lima@dn.pt