Advogada brasileira lança livro com dicas para organização e planejamento previdenciário na mudança de país
Foi a vida de expatriada que fez com que a advogada Rita de Cássia Silva abrisse os olhos para as oportunidades de trabalho com o direito internacional. A mudança com a família do Brasil para o Peru, e de lá para os Estados Unidos, abriu as portas a uma clientela que, assim como a própria Rita, buscava construir uma vida em outro país. Aliando o conhecimento prático com várias especializações, a advogada lançou o livro Planejamento Migratório e Previdenciário Internacional - Direito e Estratégias para uma Migração Consciente.
"Esse livro começou exatamente para auxiliar as pessoas no momento da migração. Porque a grande maioria não sabe das possibilidades, muitas vezes, ela pode ter direito a uma cidadania, podemos ver os meios de conseguir um passaporte, de comprar um imóvel. Então, o livro traz meios e formas de como você pode migrar, de como você faz esse planejamento", explica Rita ao DN Brasil.
Especializada na área previdenciária, a advogada diz que "muitas pessoas saem do Brasil e esquecem que elas têm, muitas vezes, uma vida contributiva". Especificamente para quem opta pela mudança para Portugal, "não sabem da possibilidade de se aposentar em ambos os países", completa.
A relação de Rita com Portugal começou quando a advogada passou a ter cada vez mais clientes que decidiam se mudar para o país. "O perfil que eu atendo, em geral, são empresas ou empresários brasileiros que querem migrar para Portugal, querem abrir uma empresa, a grande maioria. E, claro, também brasileiros que buscam a cidadania. Isso vai bem ao encontro do que a gente tem visto nos últimos tempos, que é um grande interesse do empresariado brasileiro por Portugal, como o primeiro passo de internacionalização também", explica.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
No livro, a advogada apresenta uma "tríade", para que o imigrante "tenha segurança jurídica, segurança financeira e segurança emocional".
"Eu falo dessa jornada, dessa transformação, e principalmente das possibilidades dessa realização, para que a pessoa que queira mudar compre o livre e consiga entender, ou um advogado que queira atender essas demandas", conta, reforçando que o livro também contempla um segundo público: advogados brasileiros que queiram aproveitar oportunidades de trabalho no âmbito internacional.
Atualmente, Rita é aluna do mestrado em Administrativo Tributário Internacional na Universidade Portucalense, no Porto, onde já fez uma sessão de lançamento do livro. A próxima será em Lisboa, no dia 16 de julho. A publicação está disponível para venda pela editora Juruá neste site.
caroline.ribeiro@dn.pt