Rita Silva durante o lançamento do livro no Porto.
Rita Silva durante o lançamento do livro no Porto.DR

Advogada brasileira lança livro com dicas para organização e planejamento previdenciário na mudança de país

Livro também foca em orientações para advogados que queiram aproveitar a chance de trabalhar na esfera internacional.
Publicado a

Foi a vida de expatriada que fez com que a advogada Rita de Cássia Silva abrisse os olhos para as oportunidades de trabalho com o direito internacional. A mudança com a família do Brasil para o Peru, e de lá para os Estados Unidos, abriu as portas a uma clientela que, assim como a própria Rita, buscava construir uma vida em outro país. Aliando o conhecimento prático com várias especializações, a advogada lançou o livro Planejamento Migratório e Previdenciário Internacional - Direito e Estratégias para uma Migração Consciente.

"Esse livro começou exatamente para auxiliar as pessoas no momento da migração. Porque a grande maioria não sabe das possibilidades, muitas vezes, ela pode ter direito a uma cidadania, podemos ver os meios de conseguir um passaporte, de comprar um imóvel. Então, o livro traz meios e formas de como você pode migrar, de como você faz esse planejamento", explica Rita ao DN Brasil.

Especializada na área previdenciária, a advogada diz que "muitas pessoas saem do Brasil e esquecem que elas têm, muitas vezes, uma vida contributiva". Especificamente para quem opta pela mudança para Portugal, "não sabem da possibilidade de se aposentar em ambos os países", completa.

Rita Silva durante o lançamento do livro no Porto.
Acordo garante: contribuições ao INSS no Brasil contam para aposentadoria em Portugal, mas valor pode cair
Rita Silva durante o lançamento do livro no Porto.
Opinião. Aposentados brasileiros que moram fora com uma nova vantagem

A relação de Rita com Portugal começou quando a advogada passou a ter cada vez mais clientes que decidiam se mudar para o país. "O perfil que eu atendo, em geral, são empresas ou empresários brasileiros que querem migrar para Portugal, querem abrir uma empresa, a grande maioria. E, claro, também brasileiros que buscam a cidadania. Isso vai bem ao encontro do que a gente tem visto nos últimos tempos, que é um grande interesse do empresariado brasileiro por Portugal, como o primeiro passo de internacionalização também", explica.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

No livro, a advogada apresenta uma "tríade", para que o imigrante "tenha segurança jurídica, segurança financeira e segurança emocional".

"Eu falo dessa jornada, dessa transformação, e principalmente das possibilidades dessa realização, para que a pessoa que queira mudar compre o livre e consiga entender, ou um advogado que queira atender essas demandas", conta, reforçando que o livro também contempla um segundo público: advogados brasileiros que queiram aproveitar oportunidades de trabalho no âmbito internacional.

Atualmente, Rita é aluna do mestrado em Administrativo Tributário Internacional na Universidade Portucalense, no Porto, onde já fez uma sessão de lançamento do livro. A próxima será em Lisboa, no dia 16 de julho. A publicação está disponível para venda pela editora Juruá neste site.

caroline.ribeiro@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Rita Silva durante o lançamento do livro no Porto.
Inglês na Europa "é para tudo", diz brasileira que prepara alunos para disputar vagas no mercado de trabalho em Portugal
Rita Silva durante o lançamento do livro no Porto.
Filho não foi entregue pelo pai estrangeiro nas férias? Saiba como acionar a Convenção de Haia
Diário de Notícias
www.dn.pt