16ª edição do FESTin começa no início de junho com brasileiros entre os destaques da programação
Será entre os dias 2 e 8 de junho que acontecerá, em Lisboa, a 16ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, o popularmente conhecido como FESTin. O evento volta a reunir produções cinematográficas de países que compartilham a língua portuguesa, com destaque para filmes do Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e, claro, Brasil.
A curadoria artística, diga-se, é justamente de uma brasileira: a jornalista Adriana Niemeyer, radicada em Portugal, que procura através do consagrado festival reforçar a proposta de aproximar culturas e identidades lusófonas através do cinema.
A sessão de abertura, marcada para o dia 2, trará O Barulho da Noite, da diretora portuguesa Eva Pereira. A obra, de tom intimista e comovente, estabelece o tom emocional e diverso desta edição. Entre os destaques da programação estão African Beauty, do angolano Coréon Dú, que propõe uma reflexão sobre estética e identidade africana, e Criadores de Ídolos, do português Luís Diogo, que mergulha nos bastidores da fama e da indústria cultural.
O Brasil está representado por Doce de Mãe, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, estrelado por Fernanda Montenegro. A produção, voltada especialmente ao público mais velho, integra o programa FESTin+, mas é indicada para todas as idades.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Outro destaque brasileiro é a animação Thiago e Ísis e os Biomas do Brasil, de João Amorim, que faz parte da programação infantil FESTinha e convida o público mirim a explorar a biodiversidade brasileira com leveza e educação.
Além das sessões de cinema, o FESTin promove dois encontros de reflexão. O painel “Histórias de Conexão com a Natureza e o Papel do Audiovisual” acontece no dia 5 de junho, às 14h, no Hotel Inspira Liberdade. A proposta é pensar o cinema como meio de reconexão com o meio ambiente, através de obras que abordam ancestralidade, sustentabilidade e cuidado com o planeta.
No mesmo local, às 16h, será realizado o painel “Políticas para o Cinema em Língua Portuguesa”. Representantes de entidades como ICA (Portugal), ANCINE (Brasil) e Instituto do Cinema de Cabo Verde vão discutir caminhos para fortalecer parcerias e políticas públicas que impulsionem a produção audiovisual nos países lusófonos.
Uma das novidades da edição é HUMAN XR, experiência imersiva em realidade estendida apresentada pela BR8 Cultural. Criada por Débora Bergamini, a obra mistura arte, ciência e tecnologia, inspirada no astrônomo Carl Sagan e no Golden Record das sondas Voyager. A instalação estará no Auditório do Liceu Camões no dia 6 de junho, às 16h, e nos dias 7 e 8 no Fórum Lisboa, também às 16h.
O FESTin inaugura ainda a mostra de videoarte Territórios Confluentes, com curadoria do artista ítalo-brasileiro César Meneghetti - que já falou de outros de seus projetos ao DN Brasil. A exibição reúne obras de artistas dos países de língua portuguesa e estará em cartaz na Galeria Graça Brandão, em Lisboa, a partir de 31 de maio, com visitação até 28 de junho, de terça a sábado, das 11h às 19h.
FESTin 2025
Quando? 2 a 8 de junho
Onde? Cinema São Jorge, Fórum Lisboa, Auditório do Liceu Camões, Hotel Inspira Liberdade e Galeria Graça Brandão, Lisboa; programação completa neste link.
Territórios Confluentes - Mostra de Videoarte
Inauguração: 31 de maio, às 16h; visitas até 28 de junho, de terça a sábado, das 11h às 19h. Na Galeria Graça Brandão, em Lisboa
nuno.tibirica@dn.pt