Guilherme Trajano, Lucas Domso e Daniel Marinho no restaurante Sindibad.
Guilherme Trajano, Lucas Domso e Daniel Marinho no restaurante Sindibad.Divulgação

Brasileiros iniciam rodagem de série que satiriza os absurdos do mercado imobiliário em Lisboa

"T1 - Contrato Vitalício" é o novo projeto de Lucas Domso, Guilherme Trajano e Daniel Marinho; websérie está prevista para estreiar em junho.
Publicado a

As dificuldades impostas aos imigrantes devido à especulação imobiliária em Lisboa é o tema central de uma nova produção audiovisual brasileira que começa a ser rodada na capital portuguesa nesta segunda-feira (27). Trata-se da web série T1 - Contrato Vitalício, que conta com roteiro e direção assinada pelo ator brasileiro Lucas Domso e tem previsão de estreia no Youtube durante o mês de junho.

"Decidi, nesse ano, que iria começar a trabalhar um pouco na área aqui em Portugal e essa série era uma ideia que eu já estava pensando há algum tempo. Acima de tudo, a gente fala muito sobre o problema de habitação aqui em Portugal, então basicamente a série é uma sátira disso, a gente faz uma crítica sobre esse momento", conta Domso, carioca radicado em Portugal há dois anos, em entrevista ao DN Brasil.

Em T1 - Contrato Vitalício, o espectador acompanhará a trajetória de Rodrigo (Daniel Marinho), um músico brasileiro que, após comprar um apartamento em Lisboa, descobre que o imóvel tem um inquilino com contrato vitalício. A solução? "Algo pouco ortodoxo", como define o ator e produtor que interpreta o protagonista da série e o próprio diretor.

"Ele pede ajuda a um amigo (Guilherme Trajano), que trabalha num restaurante árabe para ver como vão dar um fim no velhinho", explica o diretor enquanto visitava o restaurante Sindibad, na região do Campo dos Mártires da Mátria, no centro da cidade, onde serão filmadas cenas da produção.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

"É uma comédia feita seriamente, mas com uma pegada indie, com referências como o filme Fargo, por exemplo, que tem mais ou menos essa característica de personagens reais dentro de um universo completamente louco, onde o caráter é comprometido por escolhas que a necessidade urge. É essa a premissa", comenta o ator e produtor Daniel Marinho.

Além dos brasileiros Marinho e Trajano, a produção também tem a participação da atriz portuguesa Célia Teixeira- Ela faz o papel de agente imobiliária que, segundo Domso, faz o protagonista se distrair e não reparar nas entrelinhas do contrato.

De acordo com o diretor, uma situação fictícia, mas inspirada por um precedente que acontece na vida real dos brasileiros em Lisboa. "Conhecidos meus compraram um pequeno prédio na Ajuda, mas não entenderam muito bem como estava a situação da documentação, só acharam que era uma boa oportunidade por conta do preço. Depois que já tinham comprado, descobriram que, de cinco apartamentos, quatro tinham contratos vitalícios com idosos que pagam €20 por mês. Esse personagem do Daniel caiu no ponto do vigário porque ele, além de não entender, foi logo numa consultora imobiliária linda e sedutora e aí ele realmente nem prestou atenção nas entrelinhas do contrato", explica.

Ao todo, T1 - Contrato Vitalício, terá dez episódios com duração entre oito e dez minutos cada um, a serem lançados semanalmente no futuro canal de Youtube da série. Para Domso, que desde que se mudou para Portugal ainda trabalha muito para o Brasil, a produção é uma tentativa de empreender no audiovisual no país no qual sente falta de maior volume de trabalho.

Para a disseminação da série, a plataforma escolhida pelo diretor foi aquela que considera ser a que consegue atingir mais pessoas num curto tempo. "O YouTube hoje é o canal mais democrático que nós temos", afirma. "Hoje está sendo considerada a maior TV do mundo, a TV universal onde você pode ter o seu canal. Os episódios vão passar na íntegra lá e nós vamos ter uma página no Instagram com os cortes, com as chamadas de cada episódio", complementa o diretor, que se mostra animado com o processo.

"É uma produção coletiva com brasileiros e portugueses na qual todo mundo que está envolvido está fazendo sem receber: a gente não tem patrocínio, a gente só tem boa vontade e mesmo assim tem muitas pessoas já chegando para colaborar, cara. Está sendo um movimento muito legal", finaliza Domso.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Guilherme Trajano, Lucas Domso e Daniel Marinho no restaurante Sindibad.
"O Cobrador de Fraque": nova produção luso-brasileira explora choque cultural e imigração em Lisboa
Guilherme Trajano, Lucas Domso e Daniel Marinho no restaurante Sindibad.
Brasileiro à frente de coprodução luso-brasileira, Fernando Muniz roda primeiro longa em Portugal
Diário de Notícias
www.dn.pt