Formatura da Unigran Europa em dezembro de 2024, em Lisboa.
Formatura da Unigran Europa em dezembro de 2024, em Lisboa.DR

Centro universitário do Mato Grosso do Sul aposta em ensino EAD para brasileiros em Portugal

Unigran tem 200 alunos no país. Instituição acompanha graduados que buscam equivalência em universidades portuguesas. "Maioria faz esse reconhecimento ou segue para Mestrado", diz coordenadora.
Publicado a

Uma festa de formatura em dezembro passado reuniu, no espaço de eventos do hotel Intercontinental, em Lisboa, cerca de 50 estudantes. Era apenas parte do grupo de 198 brasileiros residentes em países europeus que se formaram, em 2024, em cursos de graduação pela Unigran, faculdade sediada em Mato Grosso do Sul que aposta em cursos à distância para atender à demanda de alunos fora do Brasil.

A cerimônia presencial em Lisboa sempre tem direito a todos os ritos de uma colação de grau brasileira, com beca, diploma no canudo e muita emoção. "As vozes ficam embargadas e as palavras parecem insuficientes porque nenhuma delas é capaz de traduzir a intensidade do sentimento que os alunos vivenciam. Na altura do hino do Brasil, toda a sala se emociona. É difícil conter as lágrimas, é naquele momento que percebemos verdadeiramente todas as lutas superadas por cada um dos alunos", conta ao DN Brasil a coordenadora na Europa, Sofia Figueiredo.

Formatura da Unigran em Lisboa, em dezembro de 2024.
Formatura da Unigran em Lisboa, em dezembro de 2024.DR

Fundada em 1975 em Dourados, no Mato Grosso do Sul, onde mantém a sua sede, a Unigran começou a apostar em cursos EAD para brasileiros no exterior em 2007, inicialmente nos Estados Unidos, Japão e Portugal, países com forte presença de emigrantes brasileiros. Hoje, a faculdade conta com 700 alunos fora do Brasil, a maioria em Portugal, onde são cerca de 200.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

"Nossos alunos estudam 100% via internet, com materiais, apostilas escritas e web aulas, que são aulas gravadas pelos nossos professores do Brasil, os titulares da disciplina e que dão aulas para todos os alunos, inclusive os presenciais. Ele marca aulas ao vivo, marca chats de tira dúvidas, dá atividades valendo nota. Ao final dessa disciplina, os nossos alunos vão para os polos presenciais realizar as provas", explica ao DN Brasil Mariana Zauith, diretora geral.

Formatura da Unigran Europa em dezembro de 2024, em Lisboa.
Dedicação: cursinho à noite em Lisboa prepara para prova que certifica o Ensino Médio

A demanda em Portugal tem sido crescente, dizem as gestoras. A coordenadora no território europeu afirma que existe "um grande interesse, por parte da comunidade brasileira, em continuar os estudos". Num país onde o "diploma do 12º ano" é exigido para muitas profissões, uma formação de nível superior pode abrir ainda mais portas. "É uma maneira de melhorar a vida. Poder estudar numa universidade brasileira ajuda bastante nessa passagem, na integração na sociedade, já que tem a mesma matriz cultural, o que facilita a aprendizagem", explica Sofia Figueiredo.

A faculdade tem cursos EAD para mais de 30 graduações e mantém um acompanhamento específico para os concludentes que desejam pedir a equivalência do diploma em instituição em Portugal. "A maioria dos nossos alunos faz esse reconhecimento ou segue estudos para Mestrado", explica a coordenadora. "Temos uma equipe que já trabalha há muitos anos com a gente, que já faz todo esse processo junto com o aluno, entra em contato com a universidade. Se o aluno tem dificuldade, a gente ajuda em todas as etapas", completa a diretora geral.

Atualmente, a Unigran está com inscrições abertas para o vestibular. Mais informações estão disponíveis no site da faculdade.

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Formatura da Unigran Europa em dezembro de 2024, em Lisboa.
Conheça as 35 instituições em Portugal que aceitam brasileiros com a nota do ENEM
Formatura da Unigran Europa em dezembro de 2024, em Lisboa.
Ministros e presidente embarcam para o Brasil na próxima semana
Diário de Notícias
www.dn.pt