Ministros e presidente embarcam para o Brasil na próxima semana
A lista preliminar de presenças na cimeira entre Brasil e Portugal, marcada para o dia 19 de fevereiro, inclui 10 ministros do Governo português, apurou o DN Brasil. Uma das confirmações é a de António Leitão Amaro, ministro da Presidência, responsável pela pasta que cuida da documentação dos imigrantes no país.
A demora na análise dos vistos, com diversos protestos pelo país e as dificuldades que os brasileiros enfrentam com a Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA) deverão estar em cima da mesa. Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) é outra presença na visita, além do próprio primeiro-ministro, Luís Montenegro. Será a segunda visita de Montenegro ao Brasil como primeiro-ministro.
É esperada ainda na comitiva a presença do ministro da Economia, Pedro Reis, já que um dos pontos centrais do evento é a cooperação comercial. Ainda na área de cooperação, deve estar na viagem o ministro Nuno Melo, da Defesa, para aproximação dos dois países nesta área, movimento crescente através da parceria com a Embraer.
Para discutir o reconhecimento de diplomas estará na comitiva Fernando Alexandre, ministro da Educação, e a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, para a assinatura de acordo nesta área. Estão previstos mais de 20 acordo em diversos temas, desde a saúde até cooperação policial. Também estão previstos acordos na área da Justiça, com presença confirmada da ministra Rita Júdice.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
No setor da saúde, deverá será assinado um memorando de entendimento entre a Fundação Oswaldo Cruz e organizações portuguesas. Na cultura, praticamente concluído está um memorando de entendimento entre a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil e a Biblioteca Nacional de Portugal que promoverá intercâmbio na gestão de arquivos e bibliotecas. A ministra Dalila Rodrigues também é esperada em Brasília.
Além da cimeira - que no Brasil é conhecida como cúpula - o país receberá a visita de estado, no dia 18 de fevereiro, do presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Além de Brasília, o chefe de estado português vai passar por Recife, onde receberá o título honoris causa. A última viagem oficial do presidente foi no início de 2023, na cerimônia de posse do presidente Lula da Silva. Meses antes, ele esteve no país em visita de estado.
amanda.lima@dn.pt
Este texto está na edição impressa do Diário de Notícias desta segunda-feira (10).