Sindicato espera grande adesão na greve.
Sindicato espera grande adesão na greve.Facebook / Consulado de Portugal em São Paulo

Sindicato confirma greve nos consulados portugueses no Brasil neste mês

Paralisação será durante 16 dias do mês de março, com apenas um dia de trabalho por semana.
Publicado a

Os funcionários dos consulados portugueses localizados no Brasil vão estar em greve durante 16 dias deste mês, começando na segunda-feira, dia 3 de março. O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas e dos Serviços Centrais do Ministério dos Negócios Estrangeiros (STCDE) confirmou, em comunicado na noite de ontem (28), que a greve vai avançar.

De acordo com a entidade sindical, "não houve lugar a nenhum compromisso, decisão escrita ou avanços significativos na negociação para a resolução do flagelo a que estão votados os trabalhadores no Brasil". Os trabalhadores reivindicam receber os salários em euros, não em reais.

A greve vai totalizar 16 dias de paralisações: 3 a 6, de 10 a 13, de 17 a 20 e de 24 a 27 de março de 2025. Basicamente, o trabalho será realizado somente nas sextas-feiras. O sindicato espera "uma adesão muito significativa em toda a rede consular que, em muitos postos, será total".

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Desde que o ato foi anunciado, o STCDE afirma que foi realizada uma reunião com o Governo "para abordar este e outros temas negociais", mas, sem um acordo, "e enquanto a inércia e a falta de compromissos claros e satisfatórios subsistir, a greve convocada também se mantém".

Sindicato espera grande adesão na greve.
Com atraso nos vistos, brasileiros cogitam desistir e arriscar como turistas

A situação preocupa os requerentes de visto no Brasil. Os últimos meses foram marcados por um aumento no número de pedidos de visto e também atrasos na análise dos documentos, o que levou brasileiros a realizarem diversos protestos em frente aos consulados de várias cidades, como São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Houve também uma onda de indeferimentos após os protestos.

Em alguns casos o tempo de análise passa dos 200 dias, enquanto o prazo legal é de 60 dias. O Governo reafirma que a única maneira de vir para Portugal é com visto e, ao mesmo tempo, reconhece que existem problemas com a rede consular. É esperado que 50 novos funcionários comecem a trabalhar neste mês, medida anunciada em junho do ano passado, no Plano de Ação para as Migrações.

O DN Brasil tentou buscar respostas com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sobre a greve, mas não teve retorno.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Sindicato espera grande adesão na greve.
Vice-consulados vão ser "promovidos" a consulados no Brasil
Sindicato espera grande adesão na greve.
Facilitação para reconhecer diplomas brasileiros em Portugal ainda não avança
Diário de Notícias
www.dn.pt