Luca Argel e Ana Deus
Luca Argel e Ana DeusDivulgação

Projeto ‘Duetos’ junta Ana Deus e Luca Argel em evento de música e debate no Porto

Projeto do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) promove debate musical no Instituto Pernambuco Porto.
Publicado a

A relação entre música e sociedade estará no centro da próxima edição do Duetos – Diálogos Além-Mar, que ocorre no Porto no dia 27 de março. Promovido pelo Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), o evento traz um show conversado com a cantora portuguesa Ana Deus e o cantor e compositor luso-brasileiro Luca Argel. Com mediação do historiador e jornalista Ivan Lima, o encontro está marcado para às 18h30 no Instituto Pernambuco Porto. A entrada é gratuita.

A iniciativa, que já reuniu nomes como Yamandu Costa e António Zambujo em Lisboa, chega à cidade invicta com a proposta de explorar o impacto social da música, sua influência política e sua conexão com o cotidiano. Nesta edição, Ana Deus e Luca Argel não apenas interpretarão canções, mas também discutirão como a música tem sido uma ferramenta de resistência ao longo da história – da Revolução dos Cravos em Portugal às composições que desafiaram a censura durante a ditadura militar no Brasil.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

A line-up do evento mostra que o Duetos não se propõe apenas a apresentar um espetáculo musical, mas também a refletir sobre o papel da música como manifestação social e política. Clássicos como Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso, e Cálice, de Chico Buarque, são exemplos de canções que ultrapassaram a esfera artística e se tornaram símbolos de resistência.

Maurício Aquino, relator do Conselho Fiscal do FIBE e co-organizador do evento, destaca que a escolha de Ana Deus e Luca Argel para essa edição dialoga diretamente com essa proposta. "A Ana Deus pertence à primeira geração de artistas portugueses que surgiram após o 25 de Abril, enquanto o Luca Argel aborda em suas músicas temas sociais da atualidade, como a gentrificação e a vida cotidiana", afirma. Ele acrescenta que a noite também será uma homenagem à música pop-rock de Portugal e do Brasil, passando por nomes como Rui Veloso, Xutos & Pontapés, Paralamas do Sucesso e Kid Abelha.

Ana Deus, que ganhou notoriedade com os Três Tristes Tigres, tem uma trajetória marcada por experimentações sonoras e a musicalização de poemas. Além desse projeto, já colaborou em formações como Osso Vaidoso, Bruta e Ruído Vário – este último ao lado de Luca Argel, com quem divide o palco no Duetos.

Radicado há mais de uma década em Portugal, Luca Argel se destaca pela fusão entre música, pesquisa histórica e ativismo. Seu trabalho tem forte ligação com o samba, gênero que estudou profundamente e que serviu de base para seu álbum Samba de Guerrilha (2021), no qual revisita a tradição do gênero sob uma perspectiva política. No início do mês de março, ele foi um dos nomes que se apresentaram no Festival da Canção com uma música que debate a xenofobia e a imigração em Portugal. 

A mediação do evento no Porto ficará a cargo de Ivan Lima, historiador e especialista em música brasileira e portuguesa. Criador do projeto O Que Cresci Ouvindo, ele desenvolve pesquisas na área e colabora com veículos como O Globo, a Revista Continente e o portal História da Ditadura. Mais recentemente, ele anunciou o seu mais novo projeto no Porto, onde ministrará aulas de Histórias do Brasil para adolescentes

Duetos – A cantar é que a gente se fala, com Ana Deus e Luca Argel.

Quando? 27 de março, às 18h30.
Onde? Instituto Pernambuco Porto – Rua das Estrelas, 143, Porto.
Quanto? Entrada gratuita (sujeita à lotação da sala).

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Luca Argel e Ana Deus
Zé Renato traz parcerias históricas para show em Lisboa: “Fazem parte da minha trajetória”
Diário de Notícias
www.dn.pt