Jeã de Assis leva a cultura da Bahia para o mundo através de suas músicas.
Jeã de Assis leva a cultura da Bahia para o mundo através de suas músicas.DR

Radicado em Lisboa, cantor baiano Jeã de Assis conecta Brasil e Portugal com "Maré de Março"

Novo single combina candomblé, música pop e afrofuturismo em homenagem a Iemanjá.
Publicado a

O cantor e percussionista baiano Jeã de Assis, radicado em Lisboa, promete trazer a cultura de sua terra para Portugal e todo o mundo através de seu mais novo single, Maré de Março. Canção que celebra a conexão espiritual entre Salvador e o mar, a faixa chega às plataformas de streaming musicais no dia 31 de janeiro. Inspirada na religião Candomblé e na vida dos pescadores, a faixa é uma homenagem a Iemanjá, e traduz em melodia a devoção e a ancestralidade tão característica da cultura afro-brasileira às vésperas do dia 2 de fevereiro, quando é celebrado o dia da chamada Rainha do Mar.

Gravada com apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do edital WR de Portas Abertas, a faixa combina tambores tradicionais do candomblé com texturas contemporâneas da música pop. A composição foi feita em parceria com o músico Jansen Igor e ainda reúne uma equipe que conta com nomes como Paulo Mutti (arranjos e guitarra), Luizinho do Jêje (percussão) e Bira Marques (piano e sintetizadores). A produção reflete o espírito do afrofuturismo, exaltando a herança africana como base para novas possibilidades artísticas. 

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Já com 26 anos de carreira, Jeã de Assis tem se destacado por explorar a força coletiva da música como expressão de memória e identidade. Em Portugal, o cantor e percussionista se dedica a levar a cultura afro-brasileira para além das fronteiras, utilizando sua arte como meio de resistência e celebração da identidade negra. Seus projetos futuros incluem colaborações com artistas internacionais e a continuidade de sua missão de educar e inspirar através de sua música.

Disponível nas plataformas digitais a partir de 31 de janeiro, Maré de Março é um convite à reflexão sobre a ligação entre fé, cultura e resistência. A música é marcada por temáticas que exaltam a ancestralidade, o pertencimento e a espiritualidade, estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente, e promovendo o afrofuturismo como visão para novas perspectivas da cultura africana e das suas diásporas, especialmente em Portugal.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Jeã de Assis leva a cultura da Bahia para o mundo através de suas músicas.
Porto: Back to Bahia abre festejos de Carnaval no dia de Iemanjá
Jeã de Assis leva a cultura da Bahia para o mundo através de suas músicas.
Brasileiro Japa System: "Portugal projeta a minha arte para o resto do mundo"
Diário de Notícias
www.dn.pt