Os artistas Gonçalo Antunes, Marina Campanatti, Lucas França e Maria Giulia Pinheiro no Todo Mundo Slam.
Os artistas Gonçalo Antunes, Marina Campanatti, Lucas França e Maria Giulia Pinheiro no Todo Mundo Slam.João Barata

Poesia falada reúne Brasil, Portugal e Angola na final do Todo Mundo Slam em Lisboa

Evento gratuito ocorre no dia 13 de setembro na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, e define quem representará Portugal na Copa do Mundo de Poetry Slam, em Paris.
Publicado a

A Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, será palco, no próximo dia 13 de setembro, da grande final do Todo Mundo Slam 2025. A competição de poesia falada, que está no sétimo ano consecutivo, já levou três artistas à “Copa do Mundo de Poetry Slam”, em Paris, e volta a reunir nomes dez nomes de Brasil, Portugal, Angola e Moçambique para a disputa da final.

"Especialmente este ano estamos muito empolgados com a Grande Final. Os poetas apresentaram performances emocionantes e o público ficou muito dividido durante as competições mensais. Tenho certeza de que o dia 13 de setembro será memorável", declarou a brasileira radicada em Portugal, Maria Giulia Pinheiro, criadora e apresentadora do evento.

Entre os finalistas já confirmados estão Manu, Namíbia Kaiowá e Felipe Castro (Brasil), Leonor Ribeiro, Mauro Alviza, Ricardo Leal Lemos e Rita Bravo (Portugal) e Zeus Atro (Angola). As duas últimas vagas serão preenchidas numa edição especial do Todo Mundo Slam durante a Festa do Avante, no dia 6 de setembro, às 16h, no Palco Lisboa.

Criado por Pinheiro em 2019 organizado pela Associação Fala Orgânica, o evento ocorre mensalmente e, desde 2023, tem a Biblioteca de Alcântara como casa fixa. A apresentação é dividida entre Maria Giulia, Gonçalo Antunes, Lucas França e Marina Campanatti. O campeão nacional seguirá para o campeonato europeu e para a disputa mundial, ambos ainda este ano. "Este já é o sétimo ano que fazemos o evento sem nenhum tipo de financiamento público direto e a comunidade ao redor do Todo Mundo Slam e amante de poesia está cada vez mais sedenta de encontros como esse" sublinhou Pinheiro.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

A final terá também apresentações especiais. A brasileira Gabriela Hedegaard, campeã de 2024, volta ao palco, e a angolana Sandra Saquita lança o livro Takatifu. Poeta, realizadora e autora de documentários premiados, Saquita vive em Lisboa e também atua como cantora e produtora.

O evento será realizado no jardim da Biblioteca de Alcântara – José Dias em Lisboa, no dia 13 de setembro, das 19h às 22h. A entrada é gratuita e mais informações estão disponíveis na página de Instagram do evento.

"Esperamos em breve mostrar que a poesia falada é uma arte que conserva em si a literatura, a performance, a música e o teatro. Dessa forma, e por sua potência no encontro, temos certeza de que essa final será ainda mais especial", finalizou a criadora do evento.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Os artistas Gonçalo Antunes, Marina Campanatti, Lucas França e Maria Giulia Pinheiro no Todo Mundo Slam.
Brasileiros e portugueses se unem em nova associação cultural com programação gratuita em Lisboa
Os artistas Gonçalo Antunes, Marina Campanatti, Lucas França e Maria Giulia Pinheiro no Todo Mundo Slam.
Inspirado nos endereços onde Fernando Pessoa morou, poeta brasileiro em Portugal lança livro
Diário de Notícias
www.dn.pt