Petição está online no site do Parlamento.
Petição está online no site do Parlamento.Foto: Reinaldo Rodrigues

Petição pede proteção jurídica para requerentes da Lei da Nacionalidade em caso de aumento do tempo

Documento também pede "regulamentação imediata" da última mudança, que passa a contar nos cinco anos o tempo de espera pelo documento.
Publicado a

Garantir o chamado direito adquirido para solicitar a nacionalidade portuguesa após cinco anos de moradia com título de residência no país. Este é um dos objetivos de uma nova petição ingressada no Parlamento e que já pode ser assinada.

O documento quer garantir a discussão na Assembleia da República para que, caso aumente o tempo de moradia para a solicitação, aqueles que estão com os cinco anos não tenham problemas. A petição foi criada pela advogada brasileira Priscila S. Nazareth Ferreira.

"Se vê a necessidade de definir a extensão do direito por tempo de residência, é necessário proteger aqueles que já cumpriram o requisito formal do tempo mas ainda não puderam avançar no pedido. Nesse caso há que se alterar a lei no sentido de impor uma regra de transição, bem como assegurar que todo indivíduo que já se encontra em condições de solicitar a nacionalidade por aquisição não venha a ser prejudicado por eventuais futuros acréscimos de prazo", consta na petição.

O aumento do tempo de moradia para a nacionalidade é tema da atual campanha eleitoral no país. A coligação do atual Governo menciona no programa a intenção de rever os critérios. O DN Brasil sabe que o objetivo é de aumentar o tempo para 10 anos. A Iniciativa Liberal (IL) possui proposta no programa semelhante.

A petição da advogada também reivindica a "aplicação imediata" da última alteração na lei. Trata-se de contabilizar nos cinco anos o tempo em que o imigrante espera pelo documento, depois de aprovado. A mudança já foi promulgada pelo presidente, mas ainda não está em vigor na prática.

"Atualmente, vários cidadãos que já contam com o prazo para pedir a nacionalidade se vêem impedidos de o fazer por falta de interesse político em dar suporte a um artigo que sequer carece de regulamentação. Mas que, muito embora não tenha o menor sentido, os órgãos administrativos como conservatórias e e IRNs insistem na negativa", consta no texto.

Já se passou um ano desde a promulgação da lei e o atual Governo não a regulamentou. Com a declaração oficial de que quer mudar o tempo, também ficou claro que dificilmente esta medida será colocada em prática atualmente.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Petição está online no site do Parlamento.
Brasileiros com mínima representatividade nas listas de candidatos às legislativas
Petição está online no site do Parlamento.
Governo admite aumentar tempo de residência em Portugal para pedir nacionalidade
Diário de Notícias
www.dn.pt