Milhares de brasileiros que vivem em Portugal podem ter títulos eleitorais cancelados, alertam consulados
Os consulados brasileiros em Portugal alertaram nesta semana para o risco de milhares cidadãos terem o título eleitoral cancelado. Os três consulados divulgaram as listas públicas com os nomes dos que estão em risco de perder o título eleitoral. Somadas, são cerca de 3.000 pessoas nesta situação. Estar em dia com as obrigações é uma obrigatoriedade, por exemplo, para renovar o passaporte, documento essencial para o imigrante.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem deixou de votar nos últimos três turnos das eleições presidenciais brasileiras (segundo turno de 2018 e primeiro e segundo turnos de 2022) podem ter seus títulos eleitorais cancelados automaticamente. O cancelamento vai ocorrer a partir de 20 de maio de 2025, em conformidade com uma resolução do TSE.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
O prazo para regularizar a situação é 19 de maio de 2025. É possível saber se o título está prestes a ser cancelado através dos links abaixo, de acordo com a região onde o brasileiro mora em Porgtugal.
Acesse aqui a lista de Lisboa
Acesse aqui a lista do Porto
Acesse aqui a lista de Faro.
Informações e a regularização podem ser solicitadas no Cartório Eleitoral do Exterior, através do número de telefone +55 61 3048-1770 ou do Whatsapp +55 61 3048-1772. O e-mail é cartorioexterior@tre-df.jus.br. Os consulados esclarecem que "o eleitor que compareceu às urnas em pelo menos um dos três turnos acima não terá seu título cancelado".
amanda.lima@dn.pt