Eleitor que mora no Exterior também precisa cumprir aa regras.
Eleitor que mora no Exterior também precisa cumprir aa regras.Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de brasileiros que vivem em Portugal podem ter títulos eleitorais cancelados, alertam consulados

Listas de nomes são públicas e prazo para regularização vai até 19 de maio.
Publicado a

Os consulados brasileiros em Portugal alertaram nesta semana para o risco de milhares cidadãos terem o título eleitoral cancelado. Os três consulados divulgaram as listas públicas com os nomes dos que estão em risco de perder o título eleitoral. Somadas, são cerca de 3.000 pessoas nesta situação. Estar em dia com as obrigações é uma obrigatoriedade, por exemplo, para renovar o passaporte, documento essencial para o imigrante.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem deixou de votar nos últimos três turnos das eleições presidenciais brasileiras (segundo turno de 2018 e primeiro e segundo turnos de 2022) podem ter seus títulos eleitorais cancelados automaticamente. O cancelamento vai ocorrer a partir de 20 de maio de 2025, em conformidade com uma resolução do TSE.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O prazo para regularizar a situação é 19 de maio de 2025. É possível saber se o título está prestes a ser cancelado através dos links abaixo, de acordo com a região onde o brasileiro mora em Porgtugal.

Acesse aqui a lista de Lisboa

Acesse aqui a lista do Porto

Acesse aqui a lista de Faro.

Informações e a regularização podem ser solicitadas no Cartório Eleitoral do Exterior, através do número de telefone +55 61 3048-1770 ou do Whatsapp +55 61 3048-1772. O e-mail é cartorioexterior@tre-df.jus.br. Os consulados esclarecem que "o eleitor que compareceu às urnas em pelo menos um dos três turnos acima não terá seu título cancelado".

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Eleitor que mora no Exterior também precisa cumprir aa regras.
Consulado do Brasil em Lisboa vai promover sessão sobre lei de proteção de crianças e jovens em Portugal
Eleitor que mora no Exterior também precisa cumprir aa regras.
Consulado lança Espaço da Mulher Brasileira em Lisboa. "Momento histórico", diz cônsul
Diário de Notícias
www.dn.pt