Mensalidades do curso de Direito na Universidade de Lisboa já estão atualizadas com desconto para brasileiros
Foto: Leonardo Negrão

Mensalidades do curso de Direito na Universidade de Lisboa já estão atualizadas com desconto para brasileiros

Redução de 50% é válida para todos os estudantes internacionais.
Publicado a

É oficial: quem entrar no site da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa vai ver que o valor das mensalidades (propinas) está 50% mais barata para brasileiros e demais estudantes internacionais. Com esta redução, o valor passa de 3.000 euros para 1.500 euros por ano.

A estimativa é que cerca de 34% dos estudantes do curso, cerca de 1.400 brasileiros e africanos que todos os anos escolhem esta faculdade, serão beneficiados diretamente desta medida. Para Joice Bernardo, "este desconto de 50% reforça a equidade entre estudantes nacionais e internacionais, garantindo oportunidades idênticas de formação jurídica", destaca a presidente da direção do Núcleo de Estudo Luso-brasileiro (NELB).

A reivindicação já era antiga e foi conquistada este ano, após mobilização do NELB e outras entidades. A mudança foi aprovada oficialmente no dia 8 de maio de 2024 pelo Conselho Acadêmico da faculdade. No entanto, já havia sido acordado que entraria em vigor apenas neste ano letivo, por questões regulamentares.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Estudantes do Brasil já comemoram a medida. "A diminuição do valor da propina vai me ajudar bastante na continuação dos meus estudos e com mais qualidade. Anteriormente, eu precisava trabalhar e estudar ao mesmo tempo para conseguir ajudar a minha família a manter meus estudos, o que tornava a qualidade dos meus estudos mais baixa em comparação aos meus outros colegas", explica a brasileira Reneé Madeiro, que frequenta o curso desde 2023.

"Agora com o valor menor, minha família ficará mais tranquila em poder me ajudar a continuar os estudos e não precisarei mais trabalhar tanto, e apesar de não ser o valor igual aos estudantes nacionais já é uma grande ajuda para nós alunos brasileiros", complementa a estudante.

Joice Bernardo destaca o apoio e voto positivo do conselheiro acadêmico, Cláudio Cardona, que esteve diretamente envolvido na reivindicação desde 2018. "Mais do que uma simples medida de responsabilidade social, é o papel estratégico destes estudantes como verdadeiro elemento de soft power acadêmico da faculdade", pontua.

Na avaliação do núcleo, "a presença de estudantes internacionais tem representado uma valência científica e cultural significativa para Portugal, quer pelas contribuições intelectuais e sociais que aqui deixam, quer pelos saberes e experiências que trazem consigo".

Joice ainda ressalta que a mudança tem ainda mais significado pelo momento que Portugal na área de imigração. "Em tempos em que se observa resistência à imigração, acreditamos que esta medida poderá estimular outras faculdades da ULisboa — e mesmo outras universidades portuguesas — a adotarem políticas semelhantes de inclusão e solidariedade acadêmica". O núcleo reconhece que a FDUL é uma instituição "de vanguarda".

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Mensalidades do curso de Direito na Universidade de Lisboa já estão atualizadas com desconto para brasileiros
Núcleo brasileiro no curso de Direito da Universidade de Lisboa pode ajudar até quem ainda não chegou
Mensalidades do curso de Direito na Universidade de Lisboa já estão atualizadas com desconto para brasileiros
Ensino Superior: estudantes saem à rua para pedir fim das propinas e mais residências universitárias
Diário de Notícias
www.dn.pt