Os atendimentos serão na área de regularização de documentos, processos de residência, nacionalidade e outros temas relacionados à imigração em Portugal.
Os atendimentos serão na área de regularização de documentos, processos de residência, nacionalidade e outros temas relacionados à imigração em Portugal.Unsplash

Inscrições abertas para apoio jurídico acessível a imigrantes

Programa é promovido pela Diáspora LX, associação sediada em Lisboa. Atendimentos serão online.
Publicado a

Estão abertas as inscrições para um novo programa de apoio jurídico acessível a imigrantes em Portugal. O prazo termina no dia 27 de janeiro e o pedido deve ser feito online, neste formulário. A iniciativa é promovida pela associação Diáspora LX, criada recentemente pelo brasileiro Victor Ribeiro. Os atendimentos vão ser realizados pela advogada brasileira Gabriela Melo.

Em entrevista ao DN Brasil, Victor conta que a ideia surgiu com a convivência entre imigrantes. "Eu convivo com muitas pessoas imigrantes e muita gente que tem muita dificuldade de lidar sozinha com o processo de imigração. As coisas aqui em Portugal mudam muito rápido. Eu sou uma dessas pessoas que teve muita dificuldade", conta.

Os atendimentos serão na área de regularização de documentos, processos de residência, nacionalidade e outros temas relacionados à imigração em Portugal.
AIMA cria novo portal para quem tem manifestação de interesse e não foi chamado

Ao mesmo tempo, o brasileiro observou que nem todas as pessoas possuem recursos financeiros para ter um atendimento jurídico. "Muita gente também não tem condição de arcar com a advocacia e procurar ajuda jurídica da forma correta. Então, essa ideia nasceu um pouco disso, do meu convívio mesmo com as pessoas e ver a dificuldade deles, as minhas dificuldades e a dificuldade financeira também", ressalta.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Victor conheceu a Gabriela, advogada especialista em imigração, que decidiu "abraçar a causa". Cinco atendimentos serão subsidiados, com 35% do custo (10.5 euros) pago pela Associação Diáspora e 65% (19.5 euros) pela pessoa atendida. Será escolhido também um caso totalmente gratuito, destinado a um imigrante situação de vulnerabilidade financeira. Os demais terão custo de 30 euros, um valor promocional através da parceria com a entidade.

Os atendimentos serão na área de regularização de documentos, processos de residência, nacionalidade e outros temas relacionados à imigração em Portugal. Para participar, foram estabelecidos alguns critérios: ser associado da Diáspora, cujo o valor é de 5€, válido por ano e estar disponível para atendimento online a partir de 1º de fevereiro. É necessário também preencher a ficha de inscrição com todas as informações solicitadas.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Os atendimentos serão na área de regularização de documentos, processos de residência, nacionalidade e outros temas relacionados à imigração em Portugal.
Foi chamado pela Estrutura de Missão da AIMA? Saiba quais documentos deve apresentar
Diário de Notícias
www.dn.pt