Incêndios: Governo brasileiro lamenta morte de jovem e disponibiliza contato para apoio
O Brasil "registra com grande tristeza o falecimento de vítima brasileira de acidente relacionado aos incêndios que assolam o país europeu".
Texto: Amanda Lima
O Governo brasileiro está solidário com Portugal, que sofre com as consequências devastadoras de incêndios por todo o país. Nesta tarde (18), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota de imprensa em que expressa as condolências pelas vítimas. "O governo brasileiro expressa profundo pesar pelos mortos e feridos e pelas perdas materiais decorrentes dos incêndios florestais que atingem Portugal", destaca.
De maneira especial, o Itamaraty lamenta a morte do cidadão brasileiro, uma das vítimas fatais dos fogos. "Registra com grande tristeza o falecimento de vítima brasileira de acidente relacionado aos incêndios que assolam o país europeu", diz. A vítima é o jovem Carlos Eduardo Neves, de 28 anos, que morreu quando tentava recolher máquinas de trabalho em uma área de incêndio. O corpo do imigrante foi encontrado na zona florestal do Sobreiro, em Albergaria-a-Velha, na tarde de segunda-feira (16).
O MRE lembra que é preciso "redobrar os esforços" contra as alterações climáticas. "Nesse momento de tristeza, o Brasil conclama as nações parceiras a redobrarem os esforços de adaptação aos impactos da mudança do clima, em reação à multiplicação de eventos naturais extremos dessa natureza", pontua.
Assistência aos brasileiros em Portugal
O Itamaraty ainda destaca que acompanha a situação e está disponível para ajudar os cidadãos brasileiros se necessário. "O governo brasileiro está monitorando a situação por meio dos Consulados-Gerais do Brasil em Portugal, a fim de prestar a assistência consular cabível aos nacionais eventualmente afetados pelos impactos dos incêndios".Todos os contatos de plantão estão ativos para contato e com WhatsApp, assegura o Ministério.
Consulado-Geral em Faro - (+351 918 803 922)
Lisboa (+351 962 520 581)
Porto (+351 962 073 793)
Plantão geral do Itamaraty +55 (61) 98260-0610.
amanda.lima@dn.pt