Maura Grimaldi é uma das curadoras da exposição.
Maura Grimaldi é uma das curadoras da exposição.Foto: Marie Bajenova

Exposição “Imagens intangíveis” leva artistas brasileiros às Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa

Mostra reúne nove nomes de Portugal e Brasil em torno da fotografia projetada e da memória visual.
Publicado a

A partir do dia 4 de setembro, Lisboa receberá a exposição coletiva 'Imagens intangíveis', que ocupará as Carpintarias de São Lázaro até 5 de outubro. A mostra tem curadoria das brasileiras radicadas em Portugal, Maura Grimaldi e Isabel Stein e do italiano Filippo De Tomasi, e propõe uma reflexão sobre as projeções fotográficas e os diferentes usos da imagem luminosa ao longo da história.

Além de Grimaldi e Stein na curadoria, a exposição traz obras que dialogam com pesquisas realizadas por artistas brasileiros em Portugal, explorando tanto a materialidade da fotografia quanto as formas de representação e memória no contexto contemporâneo.

Isabel Stein também assina curadoria da mostra.
Isabel Stein também assina curadoria da mostra. DR

Reunindo trabalhos de nove artistas atuantes em Portugal, entre eles Carla Cabanas, Henrique Pavão, Hugo de Almeida Pinho, Mariana Caló & Francisco Queimadela, Maura Grimaldi, Noé Sendas, Nuno Vicente e Tânia Dinis, a exposição apresenta desde lanternas óticas a diapositivos, discutindo temas como memória, arquivo, fabulação, performatividade e a obsolescência dos dispositivos.

A ideia é também preencher uma lacuna crítica: apesar da produção consistente sobre o tema em território português, há ainda pouco material teórico e curatorial em língua portuguesa.

As duas curadoras brasileiras têm trajetórias que atravessam a prática artística e a pesquisa acadêmica. Isabel Stein, carioca, é doutoranda em Estudos Artísticos na Universidade Nova de Lisboa e combina fotografia, práticas documentais e escrita em seus projetos.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Já Maura Grimaldi, paulista, transita entre a pesquisa e a experimentação com dispositivos óticos, tendo participado de programas em instituições como o MASP e o Museu de Arte da Pampulha, no Brasil, além de residências na Suíça, França e Portugal. Em abril, ela foi uma das artistas a expor em uma inovadora exposição numa mina de Sal-Gema em Loulé, no Algarve.

Ao longo do período da mostra, estão previstas ainda atividades paralelas, como visita guiada com os curadores, conversas com artistas e uma oficina educativa voltada para o público infantojuvenil. O objetivo é ampliar a participação do público e aproximar diferentes gerações do debate em torno da imagem projetada.

Exposição “Imagens intangíveis”

Quando? de 4 de setembro a 5 de outubro de 2025; aberta de quinta a domingo, das 12h às 18h (fechada em 18 e 19 de setembro)

Onde? Nas Carpintarias de São Lázaro (Rua de São Lázaro 72, Lisboa)

Preço: entrada gratuita

Artistas: Carla Cabanas, Henrique Pavão, Hugo de Almeida Pinho, Mariana Caló & Francisco Queimadela, Maura Grimaldi, Noé Sendas, Nuno Vicente e Tânia Dinis; a curadoria é de Filippo de Tomasi, Isabel Stein e Maura Grimaldi

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Maura Grimaldi é uma das curadoras da exposição.
Artistas brasileiros inauguram exposição em mina de Sal-Gema no Algarve
Maura Grimaldi é uma das curadoras da exposição.
Conheça a Brisa, galeria idealizada por casal de brasileiros em Lisboa
Diário de Notícias
www.dn.pt