De férias em Portugal após ser campeão do carnaval carioca, Neguinho da Beija Flor conversa com o DN Brasil.
De férias em Portugal após ser campeão do carnaval carioca, Neguinho da Beija Flor conversa com o DN Brasil.Gerardo Santos

Exclusivo: aposentado da Sapucaí, Neguinho da Beija Flor promete Carnaval em Lisboa no ano que vem

De férias em Portugal depois de mais um título de campeão com a escola de Nilópolis, o artista revela planos para o futuro, que envolvem muito samba - agora em versão lisboeta.
Publicado a

Um rápido passeio do DN Brasil com Neguinho da Beija Flor pelo calçadão da Avenida da Liberdade, em Lisboa, se transforma em momento de celebração.

"A gente tava passando de bike olhando, eu não acredito, vamos parar ali!", conta uma mineira que vem cumprimentar o artista.

"É muita emoção, eu sou de Nilópolis!", diz uma carioca que abraça Neguinho com força.

"Olha aqui marido, é o Neguinho da Beija Flor, adoramos você!", diz uma moçambicana, enquanto segura o celular numa videochamada com o marido e comemora o encontro com o sambista brasileiro.

O carinho com o artista é reflexo da carreira que construiu, nas últimas cinco décadas, com a escola de samba carioca. O nome artístico de Luiz Antônio Feliciano Marcondes se confunde não só com o Carnaval do Rio de Janeiro, mas também com a cultura popular do Brasil. Em 2025, Neguinho conquistou o seu 15º título de campeão com a Beija Flor, que foi também a 15ª vitória da escola desde a criação do sambódromo na Marquês de Sapucaí.

Foi o encerramento perfeito para um ciclo de muita dedicação, paixão, e justamente por isso a decisão de se aposentar não foi fácil. Ao DN Brasil, Neguinho revela ter começado a pensar em deixar a Beija Flor três anos atrás, quando a exigente rotina carnavalesca começou a pesar mais. "O carnaval é muito sacrificante. O tempo passa para todo mundo, e já não tá dando mais. Ficou pesado, cansativo, então passei o microfone para os mais jovens e tô dando continuidade nessa outra trajetória, dando mais ênfase nas gravações, nos shows, viagens", conta.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Sem intenção, o artista ainda fez do momento da aposentadoria uma oportunidade para outros profissionais, ao compartilhar as inseguranças que apareceram durante o processo de despedida, que fizeram com que Neguinho buscasse ajuda. "É um casamento de 50 anos que você vai deixar, é uma família que você vai deixar de ter o contato diário. Então houve necessidade de procurar uma psicóloga. Fiz esse acompanhamento, ela me aconselhou sobre os procedimentos que eu tinha que ter, respiração, como pensar no futuro", explica.

Neguinho da Beija Flor pretende viver entre Brasil e Portugal a partir de agora.
Neguinho da Beija Flor pretende viver entre Brasil e Portugal a partir de agora.Gerardo Santos

E planos não faltam. A passagem por Portugal é curta, apenas uma semana de férias, mas que também serve para começar a organizar os próximos passos da carreira. Por aqui, Neguinho da Beija Flor estuda a abertura de uma casa de samba em Lisboa e garante um bloco para o Carnaval do ano que vem. "Eu estou dentro, vou fazer parte dessa festa maravilhosa aqui. Bloco Neguinho da Beija Flor, pode ter certeza disso, já que aposentei o microfone no Brasil vamos dar continuidade, fazer o carnaval aqui em Lisboa"; afirma.

A conexão com o país já é antiga. Começou décadas atrás, com os shows pela Europa, e foi reforçada depois do casamento com Elaine Reis, que é neta de portugueses. O casal já tem residência em Vila Nova de Gaia, na região Norte, e pretende se dividir entre Brasil e Portugal também para que a filha, Luísa, atualmente concluindo o Ensino Médio, possa fazer faculdade por aqui. Para Neguinho, a aposentadoria é "só do sambódromo" e o bordão inconfundível é o compromisso do que virá. "Olha Portugal aí, gente!".

Confira a entrevista completa.

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
De férias em Portugal após ser campeão do carnaval carioca, Neguinho da Beija Flor conversa com o DN Brasil.
Artistas brasileiros fazem releituras de músicas portuguesas de intervenção através do frevo
De férias em Portugal após ser campeão do carnaval carioca, Neguinho da Beija Flor conversa com o DN Brasil.
Lisboa recebe o maior festival de capoeira da Europa em abril
Diário de Notícias
www.dn.pt