Festival espera contar com a presença de 500 capoeiristas.
Festival espera contar com a presença de 500 capoeiristas.Lisa Soares

Lisboa recebe o maior festival de capoeira da Europa em abril

Festival Europeu da Arte da Capoeira decorrerá entre os dias 17 e 21, em pleno feriado da Páscoa.
Publicado a

O próximo mês de abril trará um momento marcante para os praticantes de capoeira em Lisboa. Pela primeira vez na história, será entre os dias 17 a 21 de abril que a capital portuguesa que receberá o Festival Europeu da Arte da Capoeira. Durante estes cinco dias Lisboa será a casa de uma série de workshops destinados tanto a iniciantes, entusiastas, quanto a praticantes experientes da capoeira, em evento que espera contar com a presença de mais de 500 atletas de 30 países. O Complexo Municipal Desportivo do Casal Vistoso, a Alameda da Fonte Luminosa e a Torre de Belém serão as sedes do festival.

As atividades serão conduzidas por mestres renomados da Abadá Capoeira, uma associação sem fins lucrativos, com mais de 35 anos de história, presente em mais de 70 países, nos cinco continentes. Em Portugal, a associação tem entre os principais responsáveis os professores Luiz Filho (Perninha) e Karlla Nascimento (Minnie), parceiros de vida e de ensino da arte da capoeira.

Um dos principais destaques do evento será na Alameda da Fonte Luminosa, onde o espaço receberá, no Domingo de Páscoa (20), exibições de capoeira, shows culturais e a premiação dos campeões. Já o encerramento do festival será na Torre de Belém, onde acontecerá um “aulão” musical que marcará a despedida das delegações participantes.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

A origem da capoeira está associada ao contexto da escravidão no Brasil, e os primeiros registros históricos são do século XVIII. Os negros e seus descendentes africanos escravizados, desenvolveram a prática como forma de autodefesa e resistência à opressão dos feitores e senhores de engenho. Uma tecnologia ancestral afro-brasileira que integra movimento, fluidez, arte, dança, cultura, luta, vadiação, resistência, inclusão social, musicalidade, poesia e jogo.

Para a organização do evento, liderada por Minnie e Perninha, o festival representa uma oportunidade de fortalecer os laços culturais entre Brasil, Portugal e África lusófona. A sede da Abadá Capoeira em Lisboa, localizada no Armazém Cultural Lisboa, no bairro de Arroios, tem desempenhado um papel central na promoção desta arte na cidade.

Atualmente, o Abadá Armazém Cultural vive financeiramente das cotas mensais dos associados e dos alunos de capoeira, além do aluguel do espaço. A preferência dos responsáveis é sempre para grupos que queiram promover atividade de cultura brasileira, que vejam no espaço uma possibilidade de integração da cultura brasileira em Lisboa. Na agenda do Abadá, para além das aulas da capoeira, é possível encontrar eventos de maracatu, feira de artistas brasileiras, aulas de dança pélvica, além dos festivais como o do próximo mês.

Com capacidade para receber 1.386 espectadores no Complexo Desportivo do Casal Vistoso, o evento também espera atrair o grande público nos espaços abertos do festival, como a Alameda e a Torre de Belém.

Marcada para ocorrer em pleno feriado, o evento é uma oportunidade para turistas e curiosos explorarem a riqueza cultural da cidade durante a Páscoa e conhecerem a capoeira. As inscrições para os 26° Jogos Europeus e 5° Jogos Euro Brasileiros podem ser feitas através deste formulário, disponível no site oficial do Abadá.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Festival espera contar com a presença de 500 capoeiristas.
Festy Vybe Portugal traz a "essência" do Nordeste do Brasil, com estrelas do forró
Festival espera contar com a presença de 500 capoeiristas.
Cinemateca Portuguesa exibe documentário sobre Glauber Rocha no aniversário do cineasta
Diário de Notícias
www.dn.pt