Estrutura de missão convoca imigrantes por e-mail para retirada presencial de cartões devolvidos no Porto
Depois de Lisboa, a estrutura de missão no Porto também vai entregar pessoalmente os títulos de residência devolvidos após tentativa de entrega pelos Correios. Assim como na capital, somente as pessoas que forem convocadas por e-mail para a retirada serão atendidas.
A convocação já começou nesta quarta-feira (26), apurou o DN Brasil. Os primeiros podem ser entregues ainda nesta tarde, a partir das 17h. Esse trabalho começou por Lisboa, onde fica a sede da estrutura de missão e o maior centro de atendimento.
O objetivo é facilitar a busca pelo documento, uma vez que a pessoa pode não estar em casa na hora da entrega pelos Correios. Ainda está em análise se esse serviço será expandido para outras cidades. Atualmente, a estrutura de missão está presente em mais de 25 municípios.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
De acordo com os últimos números divulgados pelo Governo, estão em emissão 26 mil títulos de residência. Ao DN Brasil, o secretário de Estado Rui Armindo Freitas garante que as pessoas “vão receber [o título de residência] em tempo útil” e que “devem serenamente aguardar pelo cartão”.
O prazo por lei é de 90 dias úteis, já ultrapassado em muitos casos. Imigrantes que foram atendidos logo no início do mutirão, em setembro, continuam com a reclamação de ainda não terem recebido o cartão em casa. Outra crítica é que não há uma forma de consultar a evolução do processo, apenas tentar uma ligação com a Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
amanda.lima@dn.pt