Espaço da Mulher no consulado do Brasil em Lisboa será inaugurado no dia 27
No dia 27 de março será realizado o lançamento do Espaço da Mulher Brasileira no Consulado Geral do Brasil em Lisboa. De acordo com o cônsul-geral Alessandro Candeas, será um espaço de "encontro, debate e atendimento às mulheres brasileiras residentes na jurisdição de Lisboa".
O local terá o serviço do setor de assistência jurídica e psicológica do consulado, assim como já ocorre em outras capitais da Europa e outras regiões do mundo. Este espaço já existe, por exemplo, em Madri e Bruxelas.
Agora, Lisboa, a capital europeia do país com o maior número de cidadãos brasileiros terá também o local. O Itamaraty estima que, com a inclusão de Lisboa, será possível ampliar o atendimento especializado de 850 mil mulheres para mais de 1 milhão.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
A iniciativa foi colocada como uma das principais metas de Candeas quando assumiu o posto, em outubro do ano passado. O lançamento foi citado na declaração final da Cimeira entre Brasil e Portugal, realizada no mês passado em Brasília, com elogio pela criação do espaço.
Um evento online, com transmissão ao vivo pelo Youtube, com a presença de autoridades brasileiras e portuguesa vai marcar o lançamento. O painel de abertura contará o cônsul-geral e com a secretária de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty, embaixadora Márcia Loureiro e outras autoridades.
A segunda sessão terá apresentação dos espaços da mulher localizados em outras cidades pelo mundo. Já o terceiro painel será com representantes de associações e sociedade civil em Portugal, como a Casa do Brasil, o Comitê Popular de Mulheres em Portugal, o Instituto Maria da Penha e a União das Mulheres Alternativas e Resposta (Umar).
amanda.lima@dn.pt