Chatbot do consulado brasileiro em Lisboa completa um mês com 4 mil consultas
No primeiro mês de funcionamento, o chatbot do Consulado Geral do Brasil em Lisboa teve mais de 4.044 consultas. O número, divulgado pelo próprio consulado, representa uma média de 133 consultas diárias.
"O Atendente Virtual do Consulado-Geral (chatbot) completou um mês de funcionamento e já vem sendo amplamente utilizado pela comunidade brasileira em Lisboa", celebrou a representação brasileira. A iniciativa foi lançada em fevereiro com objetivo de ser uma ferramenta rápida e confiável para tirar dúvidas dos brasileiros que vivem em Portugal.
Algumas das perguntas que podem ser respondidas são sobre como solicitar atendimento, como apresentar a documentação necessária e sobre as modalidades de assistência oferecidas pelo consulado. A atendente virtual também informa em relação aos procedimentos em caso de emergência.
"O Atendente Virtual é uma ferramenta de Inteligência Artificial que responde dúvidas e consultas online sobre todos os serviços prestados pelo Consulado. Por exemplo: como solicitar atendimento, qual a documentação necessária e quais as modalidades de assistência oferecidas pelo Consulado, inclusive em situações de emergência", destacou o cônsul Alessandro Candeias. Assim como outras ferramentas desta modalidade, o chatbot continua em aperfeiçoamento a cada utilização.
Atendimentos em fevereiro
Assim como no mês passado, a equipe do consulado divulgou o número de atendimentos realizados. Em fevereiro, novamente o serviço de emissão de passaportes foi o mais solicitado, com 1.148 passaportes e Autorizações de Retorno ao Brasil (ARB) concedidos.
Em segundo lugar estiveram os atos notariais, como registros de nascimento, procurações, reconhecimentos de assinatura e atestados de vida, num total de 1.211 atendimentos. Foram emitidos ainda 866 certificados de nacionalidade e respondidos 2.295 e-mails com dúvidas e consultas. O mês totalizou 6.636 requerimentos analisados no sistema e-consular.
amanda.lima@dn.pt