Rejane Lima, coordenadora do curso do Encceja, também dá aulas de Geografia.
Rejane Lima, coordenadora do curso do Encceja, também dá aulas de Geografia.Gerardo Santos

Encceja Lisboa busca professores voluntários

Cursinho preparatório para o Encceja Exterior precisa de docentes das disciplinas de Português, Química e Biologia. O exame confere a brasileiros a chance de concluir os Ensinos Fundamental ou Médio.
Publicado a

O cursinho preparatório para a prova do Encceja Exterior em Lisboa está em busca de novos professores voluntários para as disciplinas de português, química e biologia.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) confere a brasileiros que não concluíram os Ensinos Fundamental ou Médio na idade certa a chance de obter a certificação. As aulas do cursinho são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 19:00, no bloco S da Universidade Lusófona, no Campo Grande.

Para se candidatar como voluntário, os professores interessados devem enviar o currículo por email para enccejalisboa@gmail.com.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Rejane Lima, coordenadora do curso do Encceja, também dá aulas de Geografia.
Dedicação: cursinho à noite em Lisboa prepara para prova que certifica o Ensino Médio

O conteúdo do cursinho é segmentado de acordo com a divisão do exame, que é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas são divididas por áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, que engloba Química, Física e Biologia; Matemática; Linguagens e Códigos, onde entram a Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física; e Ciências Humanas, com História, Geografia, Filosofia e Sociologia. O candidato precisa ser aprovado nos quatro módulos para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio e caso não passe em algum, pode refazer a prova apenas para o módulo em falta

O Encceja foi criado pelo Governo brasileiro em 2002, inicialmente com provas aplicadas apenas no Brasil. Anos depois, passou a ser realizada a versão Encceja Exterior, para brasileiros em outros países. Em 2024, a prova foi realizada em 17 cidades no exterior e Portugal foi o país com maior número de inscritos, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores enviados do DN Brasil: 352 brasileiros realizaram o exame. Foi a primeira vez que o país assumiu a liderança em participações.

Com a aprovação no exame e o certificado de conclusão do Ensino Médio, os brasileiros podem pedir a equivalência ao Ensino Secundário, o que garante o diploma do 12.º ano em Portugal.

O cursinho é gratuito e está com matrículas abertas. Os interessados em participar podem se inscrever pelo mesmo email (enccejalisboa@gmail.com) ou buscar informações pelo número +351 929125606.

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Rejane Lima, coordenadora do curso do Encceja, também dá aulas de Geografia.
Imigrantes no doutorado em Portugal: como se candidatar a bolsas da FCT
Rejane Lima, coordenadora do curso do Encceja, também dá aulas de Geografia.
Pergunte ao Advogado: só a CNH digital brasileira é válida em Portugal?
Diário de Notícias
www.dn.pt