Eleições 2026: Consulado do Brasil em Lisboa abre pré-cadastro para mesários e voluntários
As eleições presidenciais brasileiras são só em 2026, mas a preparação já começou. Pessoas interessadas em atuar como mesárias em Lisboa já podem fazer uma pré-inscrição no Consulado-Geral do Brasil da capital portuguesa.
Ao DN Brasil, o órgão destaca que a exigência é ter mais de 18 anos e estar com o cadastro eleitoral em dia. "Não precisa nem ter o título registrado em Portugal, pode ser no Brasil ou qualquer outro consulado brasileiro, mas tem que estar em situação regular perante a Justiça eleitoral".
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Além de mesários, também serão necessários voluntários para auxílio no atendimento. Neste caso, não é preciso ser brasileiro: basta ter mais de 18 anos e pessoas de todas as nacionalidades são bem-vindas.
O pré-cadastro pode ser feito por e-mail. "Os consulentes que tiverem interesse em inscrever seu nome no pré-cadastro podem enviar e-mail para cg.lisboa@itamaraty.gov.br, colocando como assunto "eleições 2026 - mesários" ou "eleições 2026 - voluntários"". É preciso manifestar a vontade em participar, informando um número de telefone atualizados para que o consulado possa entrar em contato caso aquela pessoa seja convocada para trabalhar.
No entanto, as listas serão definidas somente no próximo ano. "As listas de mesários e voluntários serão definidas somente no ano que vem, mais próximo às eleições, quando o Consulado receber do TSE as instruções mais específicas para convocação de mesários", ressalta o consulado.
No entanto, as autoridades brasileiras em Lisboa destacam que "a participação da comunidade brasileira no processo eleitoral é muito importante". Nas próximas eleições são esperados 60.000 eleitores e eleitoras em Lisboa.
Em 2026, além da Faculdade de Direito, a votação também ocorrerá na Faculdade de Letras e no prédio da Reitoria da Universidade de Lisboa. "Os novos espaços foram gentilmente oferecidos pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Luís Manuel dos Anjos Ferreira, para receber com maior conforto e eficiência o significativo aumento de eleitores brasileiros na capital portuguesa, que deve ultrapassar os 60 mil nas eleições presidenciais de 2026", destaca o consulado.
amanda.lima@dn.pt