Votação para presidenciais brasileiras em Lisboa será expandida para mais dois edifícios
As eleições presidenciais brasileiras de 2026 em Lisboa terão dois novos locais de votação. Além da Faculdade de Direito, a votação também ocorrerá na Faculdade de Letras e no prédio da Reitoria da Universidade de Lisboa.
O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (15) pelo Consulado Geral do Brasil em Lisboa. O cônsul-geral Alessandro Candeas fechou o acordo com a universidade para ampliação dos locais de votação.
"Os novos espaços foram gentilmente oferecidos pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Luís Manuel dos Anjos Ferreira, para receber com maior conforto e eficiência o significativo aumento de eleitores brasileiros na capital portuguesa, que deve ultrapassar os 60 mil nas eleições presidenciais de 2026", destaca o consulado. A previsão é que Lisboa tenha 60 mil votantes nas eleições de 2026.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Desde que assumiu o posto, uma das prioridades do embaixador Candeas é a organização das eleições. Com o crescimento no número de eleitores, era buscada uma solução para que a votação ocorra de maneira célere.
No pleito de 2022, o horário para votar foi adiado das 17:00 para às 20:00 (horas locais), uma vez que as filas eram muito grandes. Na ocasião, o tempo de espera chegou a ser de três horas. Existiam 118 seções de votação.
amanda.lima@dn.pt