Diplomatas "ensaiam" cimeira entre Brasil e Portugal em Brasília
Brasília sediou nesta quarta-feira (22) uma reunião preparatória para a Cimeira Brasil-Portugal, a cúpula oficial entre os dois países marcada para o dia 19 de fevereiro. O encontro foi uma espécie de "ensaio geral" para a cúpula, que chega a 14º edição.
O DN Brasil apurou que a delegação portuguesa foi chefiada por Helena Malcata, diretora-geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). Outros diplomatas portugueses viajaram a Brasília para participar da reunião, que foi seguida de um almoço no Itamaraty.
Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil e Francisco Saião Costa, representante da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AIECEP), também participaram. Estivera, ainda, os demais participantes da Comissão Permanente Bilateral Brasil-Portugal.
Esta comissão foi a responsável por elencar os temas que serão debatidos. O DN Brasil sabe o ambiente está positivo para as negociações da declaração final.
Segundo informações obtidas pelo jornal, na cúpula são esperados tratar de trocas comerciais e acordos na área de ciência e tecnologia e equivalência de diplomas universitários. A discriminação e xenofobia vivida por brasileiros em Portugal também foi comentada nas reuniões preparatórias, com expectativa de ser um dos assuntos da cimeira. Há ainda a expectativa de debater sobre o atendimento de brasileiros na Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Está confirmada a presença do primeiro-ministro Luís Montenegro e do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que participará no dia anterior de uma visita de estado. Os eventos marcam os 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.
amanda.lima@dn.pt