Curso de cinema independente vai gravar filme no Carnaval de Lisboa e inscrições estão abertas
Estão abertas as inscrições para a nova turma do curso Faça Um Filme, promovido pelo Canal O Cubo, plataforma online de fomento à produção audiovisual em língua portuguesa. As aulas começam no dia 8 de fevereiro, com uma edição temática que vai produzir um filme independente durante o Carnaval de Lisboa.
Para participar não é preciso ter nenhuma experiência com audiovisual. "É para todos que quiserem viver o fazer da arte cinematográfica", diz ao DN Brasil o cinesasta Fabiano Cafure, criador do Canal O Cubo. "Isso é o mais bonito. Eu tenho pessoas mais velhas, mais novas. A ideia é você fazer uma pessoa que, a princípio, nunca chegaria perto do cinema, fazer um filme, fazer com que ela possa vivenciar isso pelo menos uma vez na vida e entender como funciona", completa Fabiano.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
As aulas passam por todos as fases de uma produção cinematográfica. Estudos sobre direitos autorais, escrita do roteiro, cronograma de execução, gravações, tudo concentrado em um mês de aulas. "E um detalhe importante, as últimas edições todas foram feitas no celular, para provar que é possível, hoje em dia, com a qualidade que a gente tem nas câmeras de celular, fazer um cinema de qualidade, com o que as pessoas têm na mão. Elas não precisam de um equipamento de cem mil", diz o cineasta.
O curso chega a sua 20ª edição em fevereiro e a ideia de realizar o filme durante o carnaval veio para coincidir com o espírito cultural da cidade. "Eu nunca ponho tema, deixo a turma livre para escolherem se querem fazer um drama, uma comédia, o que quer que seja. Dessa vez, como as gravações caem exatamente no carnaval de Lisboa, pensei: vamos fazer temático. Por quê? Para a gente mostrar que existe uma cultura aqui, um carnaval maravilhoso que eu só vejo ele crescer. E agora é a hora de mostrar isso através do cinema. ", explica Fabiano.
Até agora, o Canal O Cubo já distribuiu 19 filmes independentes realizados por turmas do curso em Portugal, Cabo Verde e Brasil.
As incrições podem ser feitas pelo site do canal.
caroline.ribeiro@dn.pt